No Banner to display

30 de maio de 2018
publicado às 17h10
Campanha Ela Decide foi exibida no cine Brasília

Campanha Ela Decide foi exibida no cine BrasíliaDomingo, dia 27 de maio, foi dia de Brasília receber o documentário Chega de Fiu Fiu. E nem mesmo a falta de transporte público – os ônibus foram suspensos por conta da greve dos caminhoneiros no Brasil, que afetou o abastecimento de combustível na cidade -, atrapalhou o evento de ser um sucesso.

Mais de 200 pessoas, que se mobilizaram para ir de carona ou bicicleta para a sessão, estiveram presentes no Cine Brasília, para acompanhar o filme e participar depois de um bate-papo, que contou a diretora do filme Amanda Kamanchek Lemos, a artista visual e personagem do filme Rosa Luz, a Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, Iara Alves, da Coturno de Vênus e Luana Ferreira, da AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, e Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres Brasil. No papo, além de discutir o filme, todas falaram sobre como trabalhar e atuar em rede no enfrentamento à violência contra as mulheres.

O evento foi organizado em uma parceria entre Think Olga e Coturno de Vênus, com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Em uma parceria com a equipe do documentário Chega de Fiu Fiu, um vídeo da campanha Ela Decide, para empoderamento de jovens e mulheres sobre direitos sexuais e reprodutivos, está sendo exibido nos cinemas.

Chega de Fiu Fiu estreou em 15 de maio, em São Paulo, e debate o assédio e o direito das mulheres ao espaço público. Dirigido por Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, o longa-metragem explicita como a participação das mulheres no espaço urbano é marcada por insegurança. Entraves como a falta de iluminação, lugares ermos, a dificuldade de mobilidade, longas distâncias na locomoção de casa ao trabalho, ausência de creches e péssimo atendimento em serviços de saúde e segurança seguem como catracas visíveis e invisíveis do acesso das mulheres às cidades.

A campanha Ela decide seu presente e seu futuro, visa promover o empoderamento e os direitos das mulheres para que alcancem seu pleno potencial e possam fazer valer suas decisões sobre sua sexualidade e reprodução. Estrelados pelas atrizes Juliana Alves e Bella Piero e as YouTubers Jout-Jout e Gabi Oliveira, os vídeos possuem uma linguagem acessível para fácil entendimento de todas as mulheres e meninas com o intuito de motivá-las a cobrar a eficácia das políticas públicas.

“Incluir os materias da campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro nas salas de cinema é uma excelente oportunidade para sensibilizar um número maior de pessoas sobre a importância dos direitos sexuais e reprodutivos para o empoderamento feminino”, afirma o representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, Jaime Nadal.

A campanha é a primeira ação da Aliança pela Saúde e Pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, iniciativa das empresas Bayer, MSD e Semina e do Instituto Ethos, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil e a Embaixada dos Países Baixos.

A exibição na capital federal foi dia 27 de maio, às 11h, no Cine Brasília (EQS – 106/107, Asa Sul, Brasília – DF).

Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em www.eladecide.org

Para saber mais sobre a estréia do documentário em Brasília, acesse https://www.facebook.com/chegadefiufiu/

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014