30 de maio de 2018
publicado às 16h11
Deputada Janete pede audiência sobre a permanência de indígenas e quilombolas nas universidades públicas

Deputada Janete pede audiência sobre a permanência de indígenas e quilombolas nas universidades públicasA deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou requerimento à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara para debater o ingresso e a permanência de estudantes indígenas e quilombolas nas universidades públicas federais.

A deputada amapaense defende o ingresso e a permanência destes segmentos na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, à qual destina recursos das suas emendas e recebeu indígenas do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – MUPOIBA , que lhe trouxeram a reivindicação dos estudantes daquele estado e do Acampamento Terra Livre – ATL. Janete destinou R$ 250 mil de uma emenda sua, neste ano, para o processo seletivo específico e permanência destes grupos na UNIFAP.

Indígenas e quilombolas reclamam o corte de orçamento das universidades federais  pelo governo Temer e o congelamento dos investimentos por 20 anos. “Tal situação caracteriza uma grande falta de compromisso com a educação superior indígena e nos transparece que este governo não tem compromisso com os povos indígenas e muito menos a educação como prioridade”, afirmam.

A audiência será realizada conjuntamente com a Comissão de Educação da Câmara. A pedido de Janete, as comissões de Educação e de Direitos Humanos convidarão um representantes dos estudantes indígenas e quilombolas do Amapá para explanar a situação e o Ministro da Educação do governo Temer para prestar esclarecimentos sobre o corte de orçamento que dificulta o acesso desses alunos ao ensino superior.

Sizan Luis Esberci

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014