1 de junho de 2018
publicado às 23h17
Oficina de teatro mobiliza alunos de escola pública em Ceilândia

Oficina de teatro mobiliza alunos de escola pública em Ceilândia

O espetáculo Estudar e Resistir, resultado do curso Fala Jovem, será apresentado no Teatro Sesc Newton Rossi no sábado 2 de junho

Cerca de 30 estudantes do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia vão participar pela primeira vez de um espetáculo de teatro. A apresentação que ocorrerá no Teatro Sesc Newton Rossi, no sábado 2 de junho, é resultado da Oficina Fala Jovem, patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O projeto ocupou a escola durante quatro meses com o objetivo de sensibilizar jovens para as artes. O curso contou com aulas práticas de atuação, cenografia, roteiro, sonoplastia e iluminação.

Com aulas semanais os alunos tiveram contato com atividades, como expressão corporal, musicalidade e improvisação. Além de terem tido a experiência de assistir um espetáculo profissional.

De acordo com a idealizadora do projeto e professora de teatro, Larissa Sarmento, é uma oportunidade de dar voz aos alunos por meio da representação teatral. “A ideia não é formar atores, mas sim estimular a criatividade artística dos jovens”, destaca.

O ator e professor de teatro do projeto, Félix Saab explica que a oficina proporciona para os alunos ferramentas para que eles possam se manifestar artisticamente.  “Mostramos para eles um meio de falarem o que pensam não só pelo uso da palavra, mas também através da expressão corporal.”

A oficina despertou nos estudantes o gosto pelas artes cênicas, trazendo uma opção de atividade extraclasse. Segundo a diretora da escola, Alzira Formiga, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o teatro. Para ela, esse contato deixa uma semente na escola. “Eles aprenderam que com dedicação podem ter bons frutos e isso pode ser levado para a vida profissional ou acadêmica”.

A professora Ester Costa coordenadora do ensino integral da escola, explica que os alunos se demostravam geralmente inconstantes nas atividades do contraturno e que com a oficina eles adquiriram um senso de responsabilidade. “Foi fundamental essa experiência, assim eles tiveram uma firmeza de querer concluir algum projeto.”

A aluna Beatriz dos Santos Tavares, de 13 anos, diz que muitos talentos foram descobertos com a oficina. Ela conta que as aulas ajudaram muitos alunos, inclusive ela, a perderem a timidez. “Com o teatro eu paro de ter vergonha de ser eu mesma.”

O espetáculo

Estudar e Resistir nasceu da vontade de dar voz aos adolescentes. O espetáculo conta a saga dos estudantes e os desafios que são encontrados no cotidiano escolar. A peça traz à tona algumas questões a serem combatidas como o bullying e as drogas. Com cenas lúdicas, irreverentes e muita dança a montagem contagia ao mostrar como qualquer um pode se tornar protagonista da própria vida.

A apresentação gratuita ocorrerá no Teatro Sesc Newton Rossi no sábado 2 de junho às 17 horas. Será aberta para a comunidade, pais, mestres, amigos e o público em geral.

 

Serviço

Espetáculo Estudar e Resistir

Peça resultado da oficina Fala Jovem

Teatro Sesc Newton Rossi

Sábado, 2 de junho

Às 17 horas

Entrada franca

Duração 60 minutos

Classificação Livre

 

Ficha Técnica

Elenco: Alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia

Direção: Larissa Sarmento e Félix Saab

Coordenação técnica e iluminação: Emmanuel Queiroz

Cenário e figurino: Roustang Carrilho

Produção: Ana Paula Martins

Design gráfico: Stéfano Pessoa

Intérprete de libras: Maleta Cultural

Fotos de divulgação: Leopoldo Silva

 

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014