16 de novembro de 2018
publicado às 13h41
Especialistas sugerem consumo de ovos veganos para evitar surtos de salmonela

Especialistas sugerem consumo de ovos veganos para evitar surtos de salmonelaAlternativas como a aquafaba podem ser utilizadas ao invés de ovos de origem animal

Especialistas estão pedindo para fabricantes de produtos de panificação que substituam ovos de animais por alternativas veganas.

A iniciativa tem o objetivo de proteger os consumidores contra doenças iminentes na indústria de ovos e reduzir os custos de produção durante um período em que estes estão procurando por rótulos de produtos livres de alérgenos.

“Surtos de salmonelas recentes e recalls de ovos também aumentaram a demanda por substitutos no segmento de panificação”, disse Kathy Sargent, diretora de inovação estratégica do departamento de panificação da empresa de bio-ingredientes Corbion Sargent, à Food Business News.

Sargent apontou para o desenvolvimento da “aquafaba” (salmoura de feijão e / ou leguminosas – principalmente grão de bico) como substituto viável de clara de ovo em produtos assados ​​e condimentos.

Nesh Zalesny, gerente técnico de vendas da empresa de biotecnologia Fiberstar, concorda com a noção de Sargent de que os substitutos de origem vegetal são vitais para reduzir os custos de produção de produtos de panificação e proteger as empresas contra as perdas causadas pela volátil indústria de ovos de origem animal.

“Há muitos especialistas do setor dizendo que a próxima gripe aviária não é uma questão de ‘se’, mas ‘quando’”, disse Zalesny.

“Muitas das padarias de maior escala têm redução de ovos como projetos para mitigar riscos por esse motivo”.

Durante o surto de gripe aviária em 2015 nos Estados Unidos, muitas empresas optaram por alternativas veganas quando os preços dos ovos subiram vertiginosamente, incluindo o varejista 7- Onze, que substituiu toda a sua maionese por ovo sem alho, feito pela startup de tecnologia de alimentos JUST.

Em 2017, a JUST lançou o JUST Egg, baseado em feijão-de-mung, que superou os Egg Beaters de origem animal na categoria de ovos líquidos em um grande varejista apenas uma semana após sua estreia nas prateleiras das lojas.

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014