17 de fevereiro de 2019
publicado às 08h41
Escolas recebem arborização em ação do Projeto Pé de Sombra

Escolas recebem arborizacao em acao do Projeto Pe de SombraA Escola Municipal Benedita Galvão, Setor Bela Vista, recebeu na manhã desta quinta-feira, 14, a ação do Projeto Pé de Sombra com o plantio de aproximadamente 10 mudas, dentre árvores frutíferas e de espécies nativas do Cerrado. Alunos da unidade participaram da ação que tem o intuito de conscientizar e mobilizar toda a comunidade escolar quanto aos cuidados para o bom desenvolvimento das plantas e sobre os benefícios que elas podem trazer.

A diretora da escola, Marilene Mendes, relata que na unidade a ação favorecerá acolher os alunos de forma mais confortável, considerando que as calçadas estão recebendo a arborização. Por ser uma das primeiras escolas fundadas na Capital, a unidade já contempla em seu interior algumas espécies adultas. “Daremos continuidade ao projeto na escola, ensinando os alunos a terem mais cuidado com o meio ambiente e com a conservação dessas plantas”, relata. De acordo com a gestora, o projeto desperta nos estudantes a vontade de melhorar o meio ambiente e o local em que vivem.

ETI Santa Bárbara e Escola Municipal Francisca Brandão

Na última terça-feira, 12, a ETI Santa Bárbara, no Setor Santa Bárbara, foi contemplada com o plantio de cerca de 30 mudas. Alunos da escola ajudaram no plantio, que se deu em volta da unidade.

Mesmo já tendo grande parte da área arborizada, a Escola Municipal Francisca Brandão, Arse 121, também recebeu a ação com o plantio de cerca de 20 mudas nas calçadas externas.

A aluna Emanuele Sofia Costa Lira, 2° ano do ensino fundamental da ETI Francisca Brandão, ajudou no plantio e disse estar ansiosa para que as árvores cresçam logo. A ação do projeto reforçou em Emanuele e seus colegas o entendimento de que as plantas precisam ser regadas e cuidadas para que possam se desenvolver.

O Professor Francisco Ribeiro de Sousa trabalha na unidade há cerca de 10 anos, e ao longo desses anos, contribuiu muito com a arborização e cuidado empenhados às árvores adultas que hoje embelezam os pátios da escola. Francisco ressalta a importância da iniciativa do projeto em sequenciar aquilo que cresceu vendo seus pais fazerem e que se propôs realizar em seu local de trabalho, por gosto e na melhor das intenções. “Ao incentivarmos as crianças desde cedo a fazerem isso, certamente teremos um futuro, uma cidade, um país melhor, com mais árvores e melhor qualidade de vida em todos os sentidos”, diz.

Projeto

Algumas escolas da rede acolhem o projeto paisagístico Pé de Sombra, criado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

O projeto vem sendo executado desde 2017 com o intuito de plantar milhares de mudas de árvores nativas do Cerrado tocantinense em áreas próximas às escolas e centros de educação infantil de Palmas.

O plantio das árvores obedece as especificidades do Plano de Arborização do Município, que identifica o déficit arbóreo nos locais e o tipo de plantas existentes na região, além das particularidades de cada escola. (Secom – Palmas)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014