5 de março de 2019
publicado às 09h57
Aumento de temperatura pode mudar a cor dos oceanos

Aumento de temperatura pode mudar a cor dos oceanosO aumento da temperatura média dos oceanos, como resultado do aquecimento global, deixará, nas próximas décadas, ainda mais forte o tom de azul das águas mais quentes. Isso por causa dos impactos que o fenômeno causa em minúsculos organismos aquáticos, chamados de fitoplânctons, que convertem a luz solar em energia química através da fotossíntese.

Um estudo publicado na Nature Communications apontou que haverá uma diminuição da população de fitoplânctons, o que levará a uma mudança de cor em mais de 50% dos mares do mundo até 2100. Quanto menos organismos na água, mais azul será o mar.

Em águas mais frias, no entanto, mais próximas aos polos, o tom verde deve ficar mais acentuado, pois a presença desses conjuntos de seres gera uma tendência voltada para o esverdeado.

Os pesquisadores acreditam que o Atlântico Norte será um dos primeiros lugares a refletir a mudança – seguido por regiões no Oceano Antártico.

“O que descobrimos é que a cor vai mudar. Provavelmente não tanto a ponto de você enxergar a olho nu, mas certamente os sensores serão capazes de perceber que há uma mudança”, disse a autora do estudo, Stephanie Dutkiewicz, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em Cambridge, nos Estados Unidos, em entrevista à BBC News. “Provavelmente será um dos primeiros sinais de alerta de que mudamos a ecologia do oceano.”

Os cientistas explicam que o aquecimento global está afetando a circulação dos mares e mudando a quantidade de alimentos disponíveis para o fitoplâncton.

Esses organismos desempenham um papel extremamente importante não só nos oceanos, como também para a vida terrestre. Ele está na base da cadeia alimentar e produz mais da metade do oxigênio da atmosfera, além de absorver grande parcela do dióxido de carbono. Fonte: Yahoo Finanças

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014