9 de abril de 2019
publicado às 18h29
II Workshop de Turismo de Gurupi

II Workshop de Turismo de GurupiO turismo se destaca cada vez mais como atividade econômica impulsionadora do desenvolvimento em todas as regiões do País. E é inspirada nesse cenário que a Prefeitura de Gurupi passa a desenvolver ações para transformar o município em um centro de distribuição do Turismo no Sul do Tocantins.

O primeiro passo dado foi o I Workshop realizado em outubro de 2018, durante a 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), que trouxe um esboço do potencial turístico da região, a construção de proposições políticas e uma discussão sobre a realização de uma Agenda Integrada de Turismo. E dando continuidade a esse trabalho a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizará o II Workshop de Turismo da Região Sul. O evento será nesta quarta-feira, 10, no auditório do Veneza Plaza Hotel, a partir das 18h.

“O desenvolvimento turístico da nossa região depende dos esforços e cooperação de toda a comunidade, e é por isso que estamos iniciando esse trabalho, para que possamos consolidar o pensamento do esforço comum e acelerar esse processo de tornar Gurupi um centro de distribuição do turismo da Região Sul do Estado”, disse o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

“Essa iniciativa é muito valiosa e vamos todos nos engajar porque realmente Gurupi precisa desenvolver o seu potencial turístico”, disse a representante do Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins e membro do Conselho Municipal de Turismo de Gurupi, Maria Lúcia Dorta Pompeu.

O II Workshop terá duas palestras, a primeira com o tema o “Uso dos espaços urbanos como destinos turísticos e políticas públicas para o turismo no Sul do Tocantins”, a ser ministrada pelo Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC), Tom Lyra. A segunda será uma explanação do Projeto Turismo Integrado, que será realizada pela Coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra.

Outro passo importante para o desenvolvimento do turismo na região foi a criação efetiva do Conselho Municipal de Turismo por meio da Lei Complementar Nº 22, de 23 de maio de 2016, que é constituído por 17 membros indicados pelos diversos seguimentos ligados às áreas que tenham interesse pelo desenvolvimento e fomento do turismo em Gurupi. Na ocasião do evento será dada a posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A analista técnica do SEBRAE Gurupi, Carlucia Saraiva de Brito, ressaltou a importância da criação do conselho. “O Conselho Municipal é um dos itens fundamentais para o município ser inserido no mapa turístico nacional, então esse primeiro momento é para que as pessoas entendam o seu papel e a importância de uma atuação efetiva”, disse.

“Esse é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo no município e Região Sul. Estamos pensando em Gurupi como um polo de entrada do turismo e temos como objetivo promover a cooperação entre os diversos seguimentos sociais e puxar os olhos do Governo Federal para a nossa região e tornar a nossa atuação efetiva”, disse a secretária municipal de cultura e turismo, Zenaide Costa.

 

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014