15 de abril de 2019
publicado às 20h12
Ministério leva debate sobre Programa de Regionalização do Turismo ao Tocantins

Flávio André de Souza

Encontro com gestores municipais de turismo será realizado em Palmas nesta terça-feira (16)

 

Por Geraldo Gurgel

A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, vai apresentar nesta terça-feira (16), em Palmas (TO), as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), executado em parceria com os estados. O Encontro de Turismo com Gestores Municipais será no Palácio Araguaia, sede do poder executivo do Tocantins.

O evento deve reunir representantes dos 139 municípios tocantinenses, inclusive os que desejam integrar as ações do Programa de Regionalização do Turismo. “Será uma oportunidade de apresentarmos o Mapa do Turismo Brasileiro, que está em processo de atualização até julho, e falarmos dessa importante ferramenta de desenvolvimento do turismo de forma descentralizada, com priorização de recursos e ações do MTur para os municípios que integram as regiões turísticas em cada estado”, explica Ana Carla.

Nas reuniões do PRT + Integrado, o Ministério do Turismo conta com a participação dos interlocutores do PRT nos estados, que têm autonomia para mapear municípios que compõem as regiões turísticas, para onde são direcionados os programas da Pasta. A coordenadora vai abordar os programas de financiamento da infraestrutura e dos serviços turísticos, como Prodetur + Turismo e Fungetur, que são voltados para projetos e empreendimentos turísticos localizados em municípios que participam do Mapa.

“O Programa de Regionalização do Turismo tem se tornado uma importante estratégia de gestão do turismo”, reconhece o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins, Aldison Barros Lyra. Atualmente, o estado conta com 40 cidades que integram as sete regiões turísticas do Tocantins: Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.

Fonte: MTur – Edição: Vanessa Sampaio

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014