2 de julho de 2019
publicado às 19h07
Jardim Botânico recebeu Blitz Educativa de Prevenção de Incêndios Florestais

Jardim Botanico recebe Blitz Educativa de Prevencao de Incendios FlorestaisA quarta Blitz Educativa de Prevenção de Incêndios Florestais no Distrito Federal, em 2019, foi realizada na manha da sexta feira (18) na entrada principal do Jardim Botânico de Brasília. A ação, com objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e restos de poda, que são as principais causas de incêndios florestais no DF, teve a participação de 50 alunos da Escola Classe do Jardim Botânico.

 

Os veículos que trafegavam pelo local foram parados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Equipes com representantes de diversos órgão do DF alertaram motoristas e passageiros para os cuidados com as áreas de cerrado, distribuindo cartilhas com recomendações.

 

Desde o início do ano, já foram registrados pelo Corpo de Bombeiros  do DF 500 focos pequenos de fogo, todos eles controlados sem grandes danos. O secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, que participou da mobilização, adiantou que além das blitz realizadas, a SEMA e o IBRAM iniciaram a abertura de aceiros para impedir a propagação do fogo.

 

“Daremos prioridade às oito áreas de preservação mais vulneráveis que foram identificadas pela SEMA. Além disso, para enfrentar o período seco, este ano teremos três tanques da água instalados no Jardim Botânico, APA Cabeça de Veado e na Flona de Brasília para o abastecimento de caminhões e aeronaves usados nas operações”, afirmou.

 

Sarney Filho voltou a alertar para os riscos de incêndios, depois de meses de muita chuva em Brasília. “O mato está alto e qualquer fagulha pode desencadear um incêndio grave”, disse.

 

“Nossa maior preocupação é que a população se conscientize sobre a destinação dos restos de podas. Em vários pontos da cidade os lixeiros levam esses resíduos, também se pode fazer a compostagem, mas não se pode colocar fogo. É um perigo porque o fogo se propaga rapidamente”, alertou a diretora do Jardim Botânico, Aline De Piere

 

A ação contou com a participação de 50 estudantes da 4ª a 5ª série. “A consciência ecológica começa na criança e a nossa escola trabalha com este tema. Todo o norte da educação na escola se baseia no meio ambiente e iniciativas desenvolvidas com o Jardim Botânico de Brasília”, explicou a diretora da Escola, Adriana Luzia de Medeiros Moura.

Já foram realizadas blitz no Park Way, Floresta Nacional de Brasília e Parque Nacional de Brasília. Até outubro estão programadas mais quatro blitz.

As operações são promovidas pelo Grupo Executivo do Plano de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do DF, que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e realizado em parceria com o ICMBio, IBRAM, IBAMA, DER, CAESB, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros do DF, Secretaria de Saúde, Jardim Botânico de Brasília e IBGE.

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014