2 de agosto de 2019
publicado às 00h11
Secretários conhecem “Integra Tocantins” e o funcionamento da Saúde Estadual

Secretarios conhecem Integra Tocantins e o funcionamento da Saude EstadualO funcionamento do Integra Tocantins e as ações estratégicas realizadas a partir dos dados coletados foram apresentadas pelo secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini e a equipe técnica da pasta, aos secretários de saúde dos estados que compõem a Amazônia Legal, que estão em Palmas participando da 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira, 1º de agosto.

Na ocasião Edgar destacou a importância do espaço na tomada de decisões da gestão. “Todas as nossas superintendências tem autonomia e buscamos melhorar cada dia o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Felizmente temos este espaço com um monitoramento constante de toda rede de saúde, alguns dados em tempo real, que nos possibilita uma tomada de decisão precisa e de forma mais ágil”, afirmou.

Um exemplo da funcionalidade do espaço foi elencado pelo técnico da área de planejamento do SUS, que atua no Integral, Ullanes Passos. “Algumas vezes estamos aqui e o monitores demonstram um maior fluxo de atendimentos em determinado hospital, que foge ao padrão habitual. Diante disso já acionamos a superintendência de gestão hospitalar que verifica se tem algo ocorrendo”, destacou.

Titular da secretaria de Estado da Saúde, no Amazonas, Rodrigo Tobias, informou que o Estado está com um projeto de implantação de um espaço semelhante. “Estamos programando para até metade do ano que vem, estejamos com o Navega SUS funcionando, pois temos convicção de que este espaço é uma ferramenta imprescindível”, disse.

A secretária de saúde do Amapá, Clélia Godim também se disse encantada com a tecnologia apresentada. “Seria um sonho realizado que todos os estados tivessem um espaço como este, em que a tecnologia ajuda a melhorar o atendimento à população”, enfatizou.

Presentes

Além dos secretários do Amazonas e do Amapá, estiveram presentes os titulares das secretarias do Acre, Pará, Mato Grosso, Maranhão e Roraima.

Integra

O Integra Saúde Tocantins é um espaço que funciona dentro da sede da Secretaria de Saúde e concentra informações estratégicas para a gestão do SUS no Tocantins. Neste centro (o segundo implantado no Brasil) são monitorados em tempo real os indicadores de saúde, como taxa de mortalidade por violência; doenças crônicas; casos de dengue, zika, chikungunya, leishmaniose; doenças transmissíveis; inspeções da vigilância sanitária; leitos de hospitais; entre outros.

As informações são coletadas, tratadas, analisadas, disponibilizadas e servirão de subsídio para que técnicos possam coordenar, com mais precisão, as ações da Secretaria. (Aldenes Lima/Governo do Tocantins)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014