6 de setembro de 2019
publicado às 10h45
Gurupi passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021

Gurupi passa a integrar o Mapa do Turismo BrasileiroO novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 foi atualizado, e Gurupi, após cumprir os compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo (MTur), entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), se manteve no Mapa. A atualização consta no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26 de agosto. A revisão é feita a cada dois anos.

Gurupi passa a fazer parte da categoria B, conforme o Programa de Regionalização do Turismo, em 2018 estava na categoria C. Essa categorização é um instrumento do MTur para identificar o desempenho da economia do setor e, entre outras coisas, definir o valor dos investimentos e a distribuição de recursos. Dados informados no Cadastur servem de base. Essa classificação em A, B, C, D e E, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, subsidia a priorização de investimentos por programas da pasta, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Gurupi (COMTUR), Fábio Ferreira de Araújo, é necessária a conscientização do empresariado local para fazer a inclusão no Cadastur, o que na prática, poderia resultar na elevação da categoria do município. “O cadastro é gratuito e não há razão para que a cidade tenha tão poucos estabelecimentos cadastrados. O município está promovendo ações de incentivo, porém os empresários precisam se conscientizar da importância. Com a categoria A, são mais investimentos e, se há mais recursos, todos ganham”, enfatizou.

O Tocantins tem sete regiões turísticas sendo elas o Bico do Papagaio, Encontros do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias, Cantão, Serras e Lagos, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios. Gurupi faz parte da Região Turística Ilha do Bananal.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014