22 de setembro de 2019
publicado às 10h22
Ação do Dia da Árvore reúne parceiros em ação de conscientização ambiental

Acao do Dia da arvoreOs versos “vou plantar/ vou plantar/ para natureza preservar/” cantados pelos estudantes da Escola Estadual Maria dos Reis representam o clima de descontração e conscientização durante a realização das atividades alusivas ao Dia da Árvore realizadas na unidade de ensino, que recebeu 400 mudas de plantas, nesta sexta-feira, 20.

Durante as atividades realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e Esportes (Seduc), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), também foram entregues cartilhas com informações e brincadeiras sobre a importância da preservação das árvores.

O secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova, destacou a importância da parceria entre as pastas. “Estamos trabalhando de forma articulada para promover a consciência ambiental bem mais que uma ação imediata, mas como uma iniciativa que vai contribuir com as gerações futuras”, ressaltou.

Após receber o material educativo, os estudantes plantaram as primeiras mudas entregues durante a ação. “Pretendemos fazer um bosque aqui na Escola e também doaremos algumas mudas para a comunidade”, destacou a diretora da Escola Estadual Maria dos Reis, Sureia Maciel.

Os estudantes ficaram com a lição na ponta da língua, Ana Paula Sousa Coelho destacou um cuidado importante que precisa ser tomado. “Estamos vendo muitas queimadas e isso destrói muitas árvores, precisamos ter consciência e acabar com as queimadas”. Nessa mesma linha, Poliana Viana deixou mais uma lição. “Precisamos é plantar árvores!”.

A professora do 5° ano destacou que a iniciativa é um complemento para as atividades realizadas na sala de aula. “A esperança de um mundo melhor está na boa formação dos nossos alunos. Trazer esse material sobre os cuidados com o meio ambiente, com as árvores, é um auxílio para conscientização e mudança de comportamento”.

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jaime, destacou que a iniciativa visa fomentar nos estudantes noções de sustentabilidade. “Com essa ação, estamos estimulando nos estudantes o censo de responsabilidade pelo futuro do planeta e despertando uma visão sustentável”.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Sebastião Albuquerque, lembrou que o Instituto conta com um núcleo de biodiversidade que realiza trabalhos na área da educação ambiental. “Somos parceiros em várias ações de educação ambiental e nessa ação também atuamos com o manejo das mudas”.

Ação

Após a realização da atividade na Escola Estadual Maria dos Reis, os estudantes seguiram para a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, onde ocorre a consulta pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. Na abertura do PPA, os estudantes acompanhados pelo governador Mauro Carlesse e pela titular da Seduc, Adriana Aguiar, realizaram mais um plantio. (Cláudio Paixão/Governo do Tocantins)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014