22 de setembro de 2019
publicado às 10h25
Capacitação para comunidade tradicional e aldeia Xerente em Tocantínia

Comunidade tradicional e aldeia XerenteO Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realizou de 16 a 20 de setembro, oficina de artesanato destinada as comunidades tradicionais e aos indígenas da aldeia Xerente, em Tocantínia.

A oficina tem como intuito resgatar as técnicas culturais dos trançados tradicionais, utilizando a fibra do babaçu, buriti, sementes e madeira, além valorizar a cultura tradicional indígena, melhorar a qualidade do artesanato local e técnicas dos processos de produção.

“O objetivo da oficina é agregar valor na produção do artesanato e propor peças novas para atender o mercado contemporâneo, fomentando a economia criativa e economia verde, gerar renda, e estimular o desenvolvimento econômico e turístico sustentável”, explicou a gerente de qualificação técnica da Adetuc, Maria da Penha de Faria, ressaltando que a turma é composta de 25 pessoas entre artesãos, índios e comunidade. (Wladimir Machado/Governo do Tocantins)

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014