22 de setembro de 2019
publicado às 10h29
ExpoPalmas revela belezas do artesanato tocantinense

ExpoPalmas revela belezas do artesanato tocantinenseLogo na entrada do Sindicato Rural de Palmas, à direita, o público se depara com o estande montado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). É a oportunidade de conhecer um pouco da produção artesanal do estado, por meio do trabalho de profissionais da Capital, além de uma seleção de peças dos povos Karajá e Krahô, de artesãos de Taquaruçu e Lajeado.

“A gestão do presidente Tom Lyra reconhece a importância da participação do governo do Tocantins em feiras e exposições, dentro e fora do estado. E é uma das estratégias de fomento à economia criativa adotadas pela Adetuc”, explica a vice-presidente da pasta, Mourira Hawat, que representou o presidente Tom Lyra na abertura oficial da ExpoPalmas, na noite de quinta, 19.

“É uma boa oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho”, contou o artista Geciel Tavares, que levou seus quadros pintados a óleo, com detalhes em capim dourado e madeira para o estande. “É a primeira vez que exponho em um estande do Governo”, completou ele, que também estará presente nesta Sexta Cultural, na praça do Memorial Carlos Prestes.

Esta também é a primeira participação em um projeto do Governo do Estado para Laís Rodrigues, que vende artesanato em capim dourado, incluindo delicadas sandálias, nas feiras populares de Palmas. Já sua colega, Naiara Braga, levou biojoias em capim dourado e pedrarias, chamando a atenção das fãs de exposições agropecuárias.

Também há opção de adquirir suplats e outras peças feitas em crochê por Valquíria Cavalcante Sousa, que ao lado do marido participam exclusivamente de exposições de artesanato.

Berranteira

Também marcou presença no estande da Adetuc Valda Berranteira. Como o nome revela, esta mulher de Gurupi é uma apaixonada por berrantes. Natural de uma família de nove irmãos, é a única que se interessou pelo instrumento e desde 2012 tem percorrido as feiras agropecuárias do Tocantins e estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo para mostrar que mulheres também podem ser berranteiras. “Sou uma apaixonada e vou levar essa arte quase em extinção para todos os lugares”, concluiu.

A ExpoPalmas 2019 é organizada pela PS Produções Artística e Sindicato Rural de Palmas, e prossegue até o próximo domingo, 22, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Palmas, localizado na TO-50. O estande da Adetuc estará aberto todos os dias do evento. (Seleucia Fontes/Governo do Tocantins)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014