24 de setembro de 2019
publicado às 12h20
“Vocês roubaram nossa infância e sonhos com suas palavras vazias”, diz Greta Thunberg, na ONU

Vocês roubaram nossa infancia e sonhos com suas palavras vaziasMais uma vez, a garota de apenas 16 anos, com trança no cabelo, emocionou o mundo com seu discurso, sem entrelinhas e cheio de verdades desagradáveis. Greta Thunberg, a jovem ativista sueca, que inspirou milhões de pessoas, em mais de 150 países, a irem às ruas na última sexta-feira (20/09), durante a primeira Greve Global pelo Clima, está participando da Cúpula do Clima das Nações Unidas, que acontece esta semana, em Nova York.

“Isso está tudo errado. Eu não deveria estar aqui. Deveria estar de volta à escola. Do outro lado do oceano. Vocês vêm até nós, jovens, em busca de esperança. Como se atrevem?”, afirmou Greta, visivelmente enfurecida.

“Vocês roubaram nossa infância e sonhos com suas palavras vazias. Eu tenho sorte. Mas há pessoas sofrendo, pessoas morrendo, ecossistemas inteiros entrando em colapso. Estamos no início de uma nova extinção em massa e tudo sobre o que vocês podem falar é dinheiro e contos de fadas de um desenvolvimento econômico eterno. Se vocês decidirem por falhar conosco, nunca iremos perdoá-los”.

E ela continuou.

“Por mais de 30 anos a Ciência foi clara. Como ousam vir aqui dizendo que estão fazendo o suficiente, quando as políticas e soluções necessárias não são vistas em lugar algum. Com os níveis de emissões atuais, nosso orçamento restante de CO2 será inferior a 8,5 anos. Vocês dizem que “nos ouvem” e que entendem a urgência. Mas não importa o quão triste e zangada eu esteja, não quero acreditar nisso. Porque se vocês realmente tivessem entendido a situação e mesmo assim não fizeram nada, então vocês seriam perversos. E eu me recuso a acreditar nisso”.

E Greta finalizou, diante do plenário lotado da ONU:

“Vocês estão nos deixando na mão. Mas os jovens estão começando a entender a sua traição. Os olhos de todas as gerações futuras estão sobre vocês. Eu digo que nunca os perdoaremos. Vocês não conseguirão escapar. Bem aqui e agora, é onde traçamos a linha. O mundo está acordando e a mudança está chegando, quer vocês gostem ou não”.

*Com informações da CNN e The Guardian

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014