28 de janeiro de 2020
publicado às 16h20
Ruraltins realiza plantio de árvores na Comunidade Quilombola Barra da Aroeira

Ruraltins realiza plantio de arvores na Comunidade Quilombola Barra da AroeiraUma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) esteve nesta sexta-feira, 24, na Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, município de Santa Tereza, para implantação da cultura no formato de sistema Agroflorestal, por meio da semeadura direta de árvores.

Esse sistema agroflorestal (SAF) consiste no consórcio de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida.

Na propriedade da produtora Maria de Fátima, além do cultivo do milho foi realizado o plantio de 15 espécies de sementes nativas dentre elas baru, aroeira e caju. Segundo a moradora, já são mais de 60 anos de cultivo de milho na propriedade e agora, a intenção é trabalhar também com o fruto do baru.

As sementes que subsidiaram o plantio fazem parte do Banco de Germoplasma do Projeto Restaura-TO.  São mais de 200 mil sementes coletadas de espécies madeireiras, medicinais, frutíferas e ornamentais com vistas a implementar ações de reflorestamento em áreas degradadas e alteradas no Tocantins.

“Essa ação, além de estar inserida no Projeto Restaura-TO, é também parte de uma parceria maior entre o Governo do Estado, a Comunidade e a UFT [Universidade Federal do Tocantins], por meio do projeto Raio de Sol. E o Ruraltins tem desenvolvido ações contempladas nesse projeto”, explicou o engenheiro florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar.

Fonte: Secom TO –  Por Edvânia Peregrini

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014