12 de maio de 2020
publicado às 16h19
Acre antecipa campanha contra desmatamento ilegal

Acre antecipa campanha contra desmatamento ilegalCampanha realizada normalmente em agosto, mas ser iniciada este mês para evitar queimadas durante a quarentena.

A campanha de combate e prevenção ao desmatamento ilegal e queimadas no Acre vai ser colocada em prática já neste mês de maio. Normalmente a campanha é iniciada em agosto.

A antecipação é para evitar fumaça no ar durante a pandemia da Covid-19. A preocupação é que os pacientes infectados ou com sintomas da doença piorem com a qualidade do ar ruim.

O estado tem 1.177 mil casos confirmados de Covid-19 até esta sexta-feira (8). Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 160 novos casos. O número de mortes subiu de 36 para 38.

A informação sobre a antecipação das ações foi confirmada pela diretora-executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), Vera Reis Brown, nessa sexta (8).

Na quinta (7), representantes do poder público que formam o Comitê de Ações Integradas de Meio Ambiente, criado em abril por meio de um decreto governamental, se reuniram.

“Não é porque tem muito registro, mas sim porque além das queimadas temos um processo sério de invasões de áreas públicas. Temos que cortar antes que fique pior. Estamos fazendo o monitoramento para acompanhar essas queimadas ilegais. O povo entra na terra, queima e se apropria”, frisou Vera.

Focos de queimadas

Vera acrescentou que o Acre já tem 21 focos de queimadas registrados até o momento. Os dados são de janeiro até maio.

“A reunião de fechamento do comitê vai ser na terça (12). Mas, já estamos levantando tudo, materiais e os técnicos. Vamos nos reunir novamente com o chefe da Casa Civil”, destacou.

Nas últimas semanas, a diretora disse que foi percebido registros de incêndio na região do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, já na saída de Rio Branco. Com isso, a qualidade do ar na área urbana ficou ruim e preocupou os órgãos públicos.

“O risco de fogo está baixo, tivemos essa chuva e até a qualidade do ar melhorou muito do que estava na semana passada. O governo ficou preocupado porque os sintomas do coronavírus pioram com a fumaça”, alertou.

Ações de combate ao desmatamento e queimadas vão ser antecipadas no Acre — Foto: Divulgação Secom

Ações de combate ao desmatamento e queimadas vão ser antecipadas no Acre — Foto: Divulgação Secom

Ainda segundo a diretora, as equipes estão se preparando para as ações desde o mês de abril.

“Já estamos trabalhando na campanha porque a logística é complicada, temos que preparar todo material, tivemos que preparar um plano de trabalho e nossos técnicos ficaram 15 dias, cada dia uma equipe se reunindo com o Batalhão Ambiental, para fazer o plano de ação. Assinamos um termo de cooperação com várias instituições para ajudarem, concluiu.

Governo do Acre monta plano de contingência para coibir queimadas e desmatamentos

Governo do Acre monta plano de contingência para coibir queimadas e desmatamentos

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014