15 de junho de 2020
publicado às 16h05
Promoção do produto orgânico é intensificada

Promocao do produtoA produção orgânica no Tocantins vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O Governo do Estado, por meio da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros que fazem parte da Comissão de Produtos Orgânicos do Tocantins (CPORG-TO) vêm realizando um trabalho de orientação e disseminação do produto orgânico, com destaque para a assistência técnica e extensão rural que é parte fundamental no processo, ao orientar diretamente o homem no campo.

A promoção da produção orgânica também está sendo realizada via plataforma da Agrotins 2020 100% Digital. No endereço www.agrotins.to.gov.br está disponível o contato dos produtores, vídeos detalhando os produtos cultivados, além de palestras e cursos. “É fundamental disponibilizar conhecimento e tecnologias aos os produtores, esclarecer as características da produção e dos produtos orgânicos, difundir práticas agroecológicas e incentivar o consumo responsável e sustentável”, destaca a gerente de Sociobiodiversidade da Seagro, Dilciane Viana.

Por meio da Seagro, o Governo do Estado ainda está participando da XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, realizada nesta segunda e terça-feira, 08 e 09 de junho. Com o slogan Tem  alimento saudável perto de você – Alimento Orgânico, melhor para vida, a campanha é realizada pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com o trabalho colaborativo dos membros da Comissão de Produtos Orgânicos (CPORG) de diversos estados, entre eles o Tocantins.

“Está sendo muito esclarecedor principalmente para os consumidores. Entre os temas abordados e discutidos durante as videoconferências da campanha está como identificar o produto orgânico em feiras e mercados, a importância da certificação para atestar o que é um alimento orgânico e como priorizar o pequeno produtor local, conhecendo sua produção, gerando uma relação de confiança com o consumidor e agricultor na entrega desses produtos” acrescenta a gerente Dilciane.

Acesso

Para ter acesso às informações  da produção orgânica, os interessados devem entrar na plataforma www.to.gov.br – Campo do Conhecimento ou Espaço dos Pavilhões e por último, Agricultura Familiar

Conselho

Fazem parte do CPORG-TO a Seagro, o Ruraltins, Seder, ULBRA, UFT e IFTO. Em conjunto, instituições públicas e privadas, vêm realizando um trabalho de orientação e disseminação das práticas e saberes agroecológicos/orgânicos. (Raquel Oliveira/Governo do Estado).

 

 

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014