Salve a Amazonia
29 de junho de 2016
publicado às 19h39
Aberta a Conferência das Cidades em Palmas

Aberta a Conferência das Cidades em PalmasA Conferência das Cidades de Palmas foi aberta nesta manhã, 29, com o tema “A função Social da Cidade” e lema “Cidades inclusivas, participantes e socialmente justas”, no auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III, com a palestra magna ministrada pelo prefeito Carlos Amastha.

 

“A Palmas do futuro é uma cidade justa, não se faz nenhuma política social, sem a inclusão da sociedade. Por isso, estamos trabalhando para sermos referência no Brasil e na América Latina em diversas áreas, como saúde, energia limpa, tecnologia, turismo de evento, serviços, comércio e justamente no fato de estarmos construindo uma cidade única, justa e muito inclusiva”, pontuou Amastha.

 

Após a abertura, passou-se a leitura do regimento que determinará o andamento da conferência nos dias que se segue, bem como na escolha dos delegados representantes para a Conferência Estadual e dos membros que comporão o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (CDUHP).

 

A conferencista, arquiteta Cláudia Pimentel, relata que “o objetivo dessa conferência é que se tenha uma cidade mais justa, definida principalmente, com a participação da sociedade.” Outro membro da assembléia, o coordenador estadual da Central de Movimentos Populares, Antônio Edis, destacou que “quando há de fato a participação da sociedade, dos movimentos sociais, da população, a conferência se torna ainda mais importante, porque somos nós que vivemos e fazemos essa cidade.”

 

“A ocupação dos espaços públicos e do próprio desenvolvimento não pode ser pensando somente pelo ponto de vista técnico, deve antes ser consultada a população daquilo que queremos. Quais áreas serão destinadas e para que fim, esse é o momento de expressarmos esse sentimento a fim de clarear para a equipe técnica de como fazer esse ordenamento urbano”, declarou o representante dos sindicatos dos músicos, Wertembergue Nunes.

 

Por fim o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Messias, explicou como será a eleição dos representantes para as conferências. “Vamos eleger os delegados que representarão a cidade na conferencia estadual e federal além dos membros do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Durante as discussões trataremos de temas pertinentes à cidade que temos e a que queremos, bem como elaboraremos propostas de atuação prática, que sensibilize o Governo Estadual e o Ministério das Cidades a realizarem essas aplicações apontadas pela sociedade durante conferência na nossa cidade”, destacou Messias.

Programação

Programação

 

DIA 29 DEJUNHO (QUARTA FEIRA)
HORÁRIO ATIVIDADE
14h Orientações sobre a Conferência  Representante da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos do Estado do TO
14h30 Palestra: O Brasil Urbano – A Cidade que temos Ephim Shluger – Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano – IPUP
15h Palestra: A Cidade que Queremos Prof. Ms. Adriana Dias – Arquiteta e Urbanista
15h INTERVALO
16h Palestra: A Função Social da Cidade e da Propriedade Elias Martins Neto – Arquiteto e Urbanista – SEDUH
16h Palestra: O Plano Diretor José Messias – Secretário da SEDUH e Presidente do CEDUH
17h Mesa Redonda com os Palestrantes Mediadora – Claudia Pimentel – Arquiteta e Urbanista – SEDUH
18h Encerramento José Messias – Secretário da SEDUH e Presidente do CEDUH
DIA 30 DE JUNHO (QUINTA FEIRA)
HORÁRIO ATIVIDADE
8h Orientação para os trabalhos em grupos Fátima Brasileiro
8h30 Trabalho em Grupo Coordenadores e Relatores
12h INTERVALO
14h Plenária e Validação das Propostas Evercino Moura dos Santos Júnior – Presidente Interino da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas
15h Escolha dos delegados para a conferência estadual, por seguimentos. Coordenadores
16h Eleição de composição do conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Comissão eleitoral
17h Encerramento José Messias – Secretário da SEDUH e Presidente do CEDUH
Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014