Salve a Amazonia
7 de novembro de 2016
publicado às 12h06
Acordo de Paris entra em vigor

acordo-de-paris-entra-em-vigorHá menos de um ano, 197 países se uniram para celebrar um acordo universal sobre o clima e, com ele, uma promessa de trabalhar juntos para limitar o aumento da temperatura global para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

Hoje, esse acordo se torna a “lei do planeta”, diz Manuel Pulgar-Vidal, líder da Prática de Clima e Energia do WWF Internacional. “É um feito histórico que merece ser celebrado. A atmosfera em torno da entrada em vigor do Acordo de Paris é de esperança e confiança um no outro. Um espírito de colaboração ajudou a fomentar as parcerias entre atores estatais e não estatais, a estabelecer relações entre o Norte e o Sul e a reforçar a cooperação Sul-Sul que, segundo creio, ajudou a garantir um acordo em Paris”.

Ao transcender antigas linhas de conflito com a ciência e a equidade em mente, o Acordo de Paris estabeleceu uma nova maneira de trabalhar em conjunto, diz ele. “Criou um quadro único para parcerias entre governos, empresas, sociedade civil, grupos religiosos e comunidades para colaborar e se unir a esta crucial causa comum para o planeta. Coletivamente, eles mantiveram o ímpeto para mudar as mudanças climáticas.”

Agora, precisamos transformar a promessa de Paris em uma ação igualmente importante, diz Pulgar-Vidal. “Com a próxima rodada de negociações das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas sob os holofotes em Marrakesh, devemos continuar este impulso, pressionando por ações concretas e ampliadas para que possamos dar à Terra a maior oportunidade para retardar as mudanças climáticas”, continua. (WWF – Brasil).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014