Dando continuidade às atividades voltadas à conscientização para a preservação do meio Ambiente, os diretores de Meio Ambiente e Agricultura de Cariri do Tocantins, Fernando Dias e Wesley José de Souza, levaram os alunos do 8º ano da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges para a zona rural no intuito de promoverem o plantio de mudas de Jatobá, Mirindiba e Fava de Bolota. As mudas foram plantadas às margens do córrego que fica na chácara Boa União, no Assentamento Coimbra.
Antes, os alunos visitaram outra chácara, onde é cultivado hortaliças e verduras de propriedade de Divina Fernandes. Ela trabalha com o cultivo desde 2005 e está sofrendo com escassez de água, sendo que desde o ano passado o córrego está secando e diante disso teve que fazer um poço e uma cacimba para manter a plantação que é vendida na feira do produtor e também à prefeitura para abastecer a escola, Creas e Cras.
Ao apresentar o córrego seco, o diretor de meio ambiente comentou que esse problema é consequência do assoreamento, que são os processos erosivos. O diretor destacou que a prefeitura vai trabalhar para recuperar a nascente do córrego, noticia que foi comemorada pela pequena produtora.
Boa União
Ao chegar à chácara Boa União os alunos também conheceram a plantação de hortaliças e lá se deparam com uma represa que está com bastante água. No local, o diretor explanou que a plantação da família Assis, pode ser considerada como um cultivo com sustentabilidade, pois eles produzem sem agredir o meio ambiente.
Francisco de Assis Moreira relatou que está produzindo adubo orgânico, à base de folha de alface e palha de arroz. Ele comemora o fato de não estar sofrendo com a falta de água. Ele ainda parabenizou a iniciativa da Diretoria do Meio Ambiente em levar os alunos para fazer o plantio, pois mesmo a chácara tendo muitas árvores, inclusive, diversas delas tendo sido plantadas pela família, há sempre a necessidade de aumentar o número, além de incentivar os adolescentes sobre a importância desse ato.
O diretor de Meio de Ambiente, Fernando Dias, comentou que deve haver essa aproximação entre a pasta e o meio escolar, pois os alunos repassam os conhecimentos adquiridos aos familiares, sem contar que essa experiência eles vão levar para sempre e quem sabe esse ato pode despertar neles a vocação para alguma área relacionada ao meio ambiente. Ele ainda comenta que muitos alunos nunca tiveram a oportunidade de realizar um plantio e hoje foram disponibilizadas 45 mudas.
O aluno Gleykson Alves plantou um pé de Mirindiba e comenta que essa foi sua primeira experiência com plantio. Disse ter gostado da iniciativa que incentiva e conscientiza os alunos a cuidar do meio. Comentou também que se tiver oportunidade vai querer acompanhar o desenvolvimento da árvore que plantou. (Ascom Cariri)