Salve a Amazonia
13 de junho de 2017
publicado às 14h16
Alunos de Cariri do Tocantins plantam mudas nativas na Zona Rural

Alunos de Cariri plantam mudas nativas na Zona RuralDando continuidade às atividades voltadas à conscientização para a preservação do meio Ambiente, os diretores de Meio Ambiente e Agricultura de Cariri do Tocantins, Fernando Dias e Wesley José de Souza, levaram os alunos do 8º ano da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges para a zona rural no intuito de promoverem o plantio de mudas de Jatobá, Mirindiba e Fava de Bolota. As mudas foram plantadas às margens do córrego que fica na chácara Boa União, no Assentamento Coimbra.

Antes, os alunos visitaram outra chácara, onde é cultivado hortaliças e verduras de propriedade de Divina Fernandes. Ela trabalha com o cultivo desde 2005 e está sofrendo com escassez de água, sendo que desde o ano passado o córrego está secando e diante disso teve que fazer um poço e uma cacimba para manter a plantação que é vendida na feira do produtor e também à prefeitura para abastecer a escola, Creas e Cras.

Ao apresentar o córrego seco, o diretor de meio ambiente comentou que esse problema é consequência do assoreamento, que são os processos erosivos. O diretor destacou que a prefeitura vai trabalhar para recuperar a nascente do córrego, noticia que foi comemorada pela pequena produtora.

Boa União

Ao chegar à chácara Boa União os alunos também conheceram a plantação de hortaliças e lá se deparam com uma represa que está com bastante água. No local, o diretor explanou que a plantação da família Assis, pode ser considerada como um cultivo com sustentabilidade, pois eles produzem sem agredir o meio ambiente.

Francisco de Assis Moreira relatou que está produzindo adubo orgânico, à base de folha de alface e palha de arroz. Ele comemora o fato de não estar sofrendo com a falta de água. Ele ainda parabenizou a iniciativa da Diretoria do Meio Ambiente em levar os alunos para fazer o plantio, pois mesmo a chácara tendo muitas árvores, inclusive, diversas delas tendo sido plantadas pela família, há sempre a necessidade de aumentar o número, além de incentivar os adolescentes sobre a importância desse ato.

O diretor de Meio de Ambiente, Fernando Dias, comentou que deve haver essa aproximação entre a pasta e o meio escolar, pois os alunos repassam os conhecimentos adquiridos aos familiares, sem contar que essa experiência eles vão levar para sempre e quem sabe esse ato pode despertar neles a vocação para alguma área relacionada ao meio ambiente. Ele ainda comenta que muitos alunos nunca tiveram a oportunidade de realizar um plantio e hoje foram disponibilizadas 45 mudas.

O aluno Gleykson Alves plantou um pé de Mirindiba e comenta que essa foi sua primeira experiência com plantio. Disse ter gostado da iniciativa que incentiva e conscientiza os alunos a cuidar do meio. Comentou também que se tiver oportunidade vai querer acompanhar o desenvolvimento da árvore que plantou. (Ascom Cariri)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014