Salve a Amazonia
8 de dezembro de 2016
publicado às 07h29
Alunos do SESI participam de campeonato de robótica em Goiânia

alunos-do-sesi-participam-de-campeonato-de-robotica-em-goianiaAlunos das escolas do SESI de Gurupi e Araguaína representam o estado na competição.

Por Yasmin Miranda

Os alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) de Gurupi e Araguaína participarão de mais uma competição de Robótica representando o estado no First Lego League (FLL) em Goiás. O evento acontece nos próximos dias 09 e 10 de dezembro, em Goiânia, reunindo alunos de escolas do Tocantins, Goiás e Distrito Federal. O torneio visa, por meio da robótica, identificar jovens talentos, estimular carreiras científicas-tecnológicas e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A competição propõe que estudantes de 9 a 16 anos sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças e tecnologia Lego. Nesta edição, o Torneio de Robótica FLL foi batizado de Animal Allies (aliados animais, em português). Os participantes deverão identificar problemas e soluções para melhoria na qualidade de vida dos seres humanos e animais.

Durante o Torneio, os competidores deverão apresentar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões da mesa de competições. Nessa etapa os alunos do SESI de Gurupi (Equipe Golden Robots) levarão o projeto denominado “Próteses robóticas para animais”. A equipe, composta por seis alunos, um mentor e um técnico desenvolveu protótipos robóticos para aprimorar a qualidade das próteses destinado ao uso de cães com mobilidade reduzida.

Já os alunos do SESI de Araguaína (Equipe SESI Rockers) apresentarão o projeto batizado como “EquiMania – uma forma mais humana de cuidar de nossos animais trabalhadores”.  Para isso, dez alunos, um mentor e um técnico propõem a utilização de tecnologias, tais como a implantação de chips subcutâneos, para o controle e administração do tempo de serviço dos animais usados como força motriz e controle dos dados zoossanitários.

Com o objetivo de fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, a competição também tem inspirado jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

Confira a relação dos participantes do SESI Tocantins:

SESI Rockers

 

Andressa Silva  – aluna

Arthur Lima – aluno

Izadora Bento – aluna

Kalil dos Santos – aluno

Maria Ferraz – aluna

Mateus Santana – aluno

Victória Lima – aluna

Irlandy Conceição – aluno

Ivis de Oliveira – aluno

Rafael Noleto – aluno

Mario Saviato – técnico/professor

Rodrigo de Sousa – mentor/professor

 

Golden Robots

 

Otávio Leal – aluno

Wesley Batista – aluno

Ítalo de Oliveira – aluno

Victor Ozaki – aluno

Guilherme Victor – aluno

David Ponce – aluno

Weslley Nunes – técnico/professor

Leomara Martins – mentor/coordenadora

 

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014