Salve a Amazonia
19 de março de 2015
publicado às 16h00
Artesã de RR faz panelas de barro e mantém viva a cultura indígena

4046748_x240Nesta quinta-feira (19) é celebrado o Dia do Artesão, profissional que ao longo dos anos resiste às influências da tecnologia e produz peças de forma manual. Em Roraima, a artesã Lídia Raposo produz panelas de barro e mantém viva a arte milenar indígena. Em alusão a data, será realizada nos dias 19, 20 e 21 a Feira de Artesanato do Velia Coutinho, espaço localizado no Centro de Boa Vista.

Índia macuxi natural da Raposa Serra do Sol, no município de Normandia, interior de Roraima, Lídia Raposo conta que iniciou um trabalho de resgate cultural com a confecção artesanal de panelas de barro, coordenando as mulheres no Clube de Mães “Koko Daminana” em 1998 e confecciona até 12 panelas por dia.

“A gente tem que fazer com muita paciência e amor. Eu mesma quando começo a fazer uma panela gosto de perceber se vai ficar bonito, além disso o artesão deve gostar do que faz”, disse.

Segundo ela a profissão requer criatividade e habilidade, seja para peças de barro ou qualquer outro artesanato. Recentemente a artesã resolveu passar adiante a cultura do povo Macuxi. Há pouco mais de seis meses a enteada, Ana Paula começou a ajudar na produção das panelas. “Acho legal. Faz parte da nossa cultura levar e passar de geração para geração”, declarou. (G1).

 

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014