Um final de semana de trabalho produtivo, inspirador e de resultados que beneficiam toda a população, inclusive com a possibilidade de despertar a necessidade por um novo estilo de vida. Assim podem ser descritas as ações realizadas no último sábado, 4, e domingo, 5, pela equipe da Educação Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). As ações, alusivas ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de Junho.
Os trabalhos, que fazem parte do Programa Junho Ambiental, se concentraram no Parque Cesamar, e reuniram desde atividades físicas, até apresentações culturais, em parceria com o Projeto Palco Aberto, da Fundação Municipal de Cultura. Porém o ponto alto foi a ação “Troca de Óleo por Mudas”, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), itinerante, para recebimento de óleo de cozinha para reciclagem. Também foram oferecidas oficinas de reciclagem, com a técnica de decupagem e reaproveitamento de caixas de papelão, jornais, revistas e outros materiais.
As atividades tiveram início ainda na tarde de sábado, com a coleta de óleo para reciclagem. No domingo, às 7 horas, foi realizada uma caminhada com os alunos da Universidade da Maturidade (UMA), na pista de atividades do Parque Cesamar, encerrada com um lanche à base de frutas.
No período da tarde, a partir das 16 horas, foram retomadas a coleta de óleo e doações de mudas, bem como as oficinas de colagem e decupagem e apresentações artísticas.
Para o senhor Helionaldo Coelho, “esse tipo de atividade é importante porque envolve adultos e crianças e desperta para a necessidade de pequenas mudanças de hábitos, que são convertidos em bem-estar e saúde”, avaliou. Já a senhora Railda dos Santos, da UMA, “aliar atividade física com ações de preservação do meio ambiente faz bem para o corpo e para o lugar onde vivemos”, definiu.
A Gerente de Educação Ambiental, da Fundação de Meio Ambiente, Darcy Pereira, disse que a atividade atendeu cerca de 500 pessoas nos dois dias, com as atividades de caminhada ecológica, oficinas de reciclagem, apresentações artísticas, coleta de óleo e distribuição de mudas. “Mesmo tendo que trabalhar muito, sacrificar o final de semana com a família, a sensação de ter realizado uma atividade de alcance social produtivo traz em seu bojo a sensação de dever cumprido”, disse.
O presidente interino da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Evercino Moura Jr., avaliou que esta atividade pode ser um embrião para projetos futuros. “Hoje, aqui, a adesão e a procura das pessoas por informações, tanto sobre as oficinas de reciclagem, quanto à destinação adequada do óleo de cozinha, nos motiva a trabalhar numa ação permanente nesse sentido. Cada um fazendo sua parte, é possível formar um todo capaz de tornar o lugar em que vivemos muito melhor e mais promissor”, finalizou. (Ascom Palmas).