Salve a Amazonia
7 de junho de 2016
publicado às 14h57
Atividades pelo Dia internacional do Meio Ambiente mobilizam público no Parque Cesamar

Atividades pelo Dia internacional do Meio Ambiente mobilizam público no Parque CesamarUm final de semana de trabalho produtivo, inspirador e de resultados que beneficiam toda a população, inclusive com a possibilidade de despertar a necessidade por um novo estilo de vida. Assim podem ser descritas as ações realizadas no último sábado, 4, e domingo, 5, pela equipe da Educação Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). As ações, alusivas ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de Junho.

 

Os trabalhos, que fazem parte do Programa Junho Ambiental, se concentraram no Parque Cesamar, e reuniram desde atividades físicas, até apresentações culturais, em parceria com o Projeto Palco Aberto, da Fundação Municipal de Cultura. Porém o ponto alto foi a ação “Troca de Óleo por Mudas”, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), itinerante, para recebimento de óleo de cozinha para reciclagem. Também foram oferecidas oficinas de reciclagem, com a técnica de decupagem e reaproveitamento de caixas de papelão, jornais, revistas e outros materiais.

 

As atividades tiveram início ainda na tarde de sábado, com a coleta de óleo para reciclagem. No domingo, às 7 horas, foi realizada uma caminhada com os alunos da Universidade da Maturidade (UMA), na pista de atividades do Parque Cesamar, encerrada com um lanche à base de frutas.

 

No período da tarde, a partir das 16 horas, foram retomadas a coleta de óleo e doações de mudas, bem como as oficinas de colagem e decupagem e apresentações artísticas.

 

Para o senhor Helionaldo Coelho, “esse tipo de atividade é importante porque envolve adultos e crianças e desperta para a necessidade de pequenas mudanças de hábitos, que são convertidos em bem-estar e saúde”, avaliou. Já a senhora Railda dos Santos, da UMA, “aliar atividade física com ações de preservação do meio ambiente faz bem para o corpo e para o lugar onde vivemos”, definiu.

 

A Gerente de Educação Ambiental, da Fundação de Meio Ambiente, Darcy Pereira, disse que a atividade atendeu cerca de 500 pessoas nos dois dias, com as atividades de caminhada ecológica, oficinas de reciclagem, apresentações artísticas, coleta de óleo e distribuição de mudas. “Mesmo tendo que trabalhar muito, sacrificar o final de semana com a família, a sensação de ter realizado uma atividade de alcance social produtivo traz em seu bojo a sensação de dever cumprido”, disse.

 

O presidente interino da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Evercino Moura Jr., avaliou que esta atividade pode ser um embrião para projetos futuros. “Hoje, aqui, a adesão e a procura das pessoas por informações, tanto sobre as oficinas de reciclagem, quanto à destinação adequada do óleo de cozinha, nos motiva a trabalhar numa ação permanente nesse sentido. Cada um fazendo sua parte, é possível formar um todo capaz de tornar o lugar em que vivemos muito melhor e mais promissor”, finalizou. (Ascom Palmas).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014