Salve a Amazonia
28 de dezembro de 2016
publicado às 11h04
Atuação da Prefeitura fomenta aumento da produção de mandioca em Palmas

atuacao-da-prefeitura-fomenta-aumento-da-producao-de-mandioca-em-palmasQuando o assunto é mandioca (Manihot esculenta Crantz) os moradores das regiões Norte e Nordeste são profundos conhecedores dos usos e benefícios alimentares desta raiz originária da América do Sul. Em Palmas não é diferente e a mandioca e seus derivados são muito consumidos por aqui. De acordo com o corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) a estimativa que tenham sido produzidos cerca de 60 mil quilos em 2016 e este resultado está bastante associado à assistência técnica e maquinários fornecidos pela Prefeitura de Palmas.

 

Toda esta mandioca chega às mesas dos palmenses in natura, mas também como farinha e fécula vendidas diariamente nos supermercados, feiras municipais e pequenas indústrias alimentícias.  O agrônomo da Seder, Luiz da Silva Machado Neto, explica que todo o plantio é feito por agricultores familiares da zona rural de Palmas. “Principalmente os das propriedades mais próximas da cidade, onde se concentra a maior parte dos produtores do tipo ‘de mesa’ e o cultivo da mandioca industrial encontra-se bem difundido nas propriedades mais afastadas, notadamente na região de Buritirana, (P.A. Sítio, P.A. Entre rios, Piabanha)”, conta.

 

Ainda de acordo com o agrônomo cerca de 120 produtores que cultivam mandioca são atendidos pelos técnicos da Secretaria. “A Prefeitura atua no sentido de preparar o solo, dar orientações e trazer novas informações através de dias de campo, palestras e mini cursos”, destacou o técnico.

 

Entre as atividades desenvolvidas destaca-se a ajuda de custo na análise físico-química do solo, recomendação de calagem e adubação, preparo da área com grade aradora e niveladora, transporte e incorporação de calcário, plantio mecanizado de manivas com plantadeira/ adubadeira. E também a montagem de experimentos para selecionar variedades que tenham boa aceitação no mercado, com maior produtividade e melhor qualidade genética e fitossanitária.

 

O cultivo da mandioca tem ainda um importante papel social pois, trata-se de uma cultura que absorve bastante mão de obra, sobretudo a familiar. E por isso possui uma grande importância econômica para os agricultores familiares por ser geradora de renda nas propriedades. As variedades mais plantadas na região são: Mesa- Pioneira (982), Cacau Palmas, Argentina, 753 e Cacau Paulista; Industrial – IAC 12, IAC 14, Jaibara, Mucuruna, Mameluca e castelão.

 

A Seder atua em parceria com a Embrapa-TO, Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Ruraltins e Unitins Agro. (Ascom Palmas).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014