Salve a Amazonia
22 de julho de 2015
publicado às 11h20
Avança projeto da deputada Janete para SUS pagar cirurgias às vítimas de escalpelamento

Dep Janete Capiberibe_EscalpelamentoA Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF – da Câmara dos Deputados aprovou o projeto 3397/2012 da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP). O projeto determina que sejam realizadas pelo Sistema Único de Saúde as cirurgias plásticas reparadoras e reconstrutivas, assistência social e psicológica, gratuitamente, às mulheres vítimas de escalpelamento. O relatório favorável à proposta da socialista amapaense foi dado pela deputada Sheridan (PSDB/RR).

O projeto ainda passará pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. A tramitação é conclusiva nas Comissões, isto é, não vai ao Plenário, a não ser por requerimento.

Ações – Janete também é autora da lei 11.970/2009, que obriga instalar a proteção no volante e no eixo dos motores adaptados aos barcos ribeirinhos. Após sua Lei e as campanhas de prevenção, os acidentes caíram 75% na Foz do Rio Amazonas.

Em 2012, por decisão do governador Camilo Capiberibe e a pedido da deputada Janete, o Governo do Amapá realizou, por conta própria, junto com a Defensoria Pública da União e a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas – SBCP, mutirões de cirurgias reparadoras que beneficiaram 64 pacientes. Elas receberam atenção completa do Governo do Estado que custeou os custos das cirurgias, deslocamentos, hospedagem, acompanhamento psicossocial e bolsa de meio salário mínimo para não abandonarem o tratamento médico. As passagens e hospedagens dos cirurgiões plásticos também foram pagas pelo GEA. ( Ascom – Sizan Luis Esberci).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014