Salve a Amazonia
22 de julho de 2015
publicado às 13h04
Bela Gil causa polêmica ao comentar que usa cúrcuma para escovar os dentes

Bela Gil

Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto). Não contém flúor, sulfato, adoçantes, aromas artificiais, goma xantana e outros porcaritos mais! Quem quiser experimentar vale a pena, o seu bolso e sua saúde agradecem! Ah, antes que alguém pergunte, não deixa os dentes amarelos e sim super limpos e branquinhos. Se quiser pode adicionar uma pitada de canela também.

Depois da reação na internet

Gente, não sabia que tinha tanto dentista no mundo! hahaha Nunca quis ofender vcs mostrando uma alternativa a pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas no dia a dia. Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os beneficios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente. O flúor está relacionado com fratura ossea, cancer de boca, hipotiroidismo, etc. Só não quero mais uma fonte dele na minha vida. Opinião minha – Não sou dentista – Experimenta quem quiser!!! Vou ao dentista 2 vezes por ano, e só tive cárie uma vez na vida ainda criança quando comia besteira e usava pasta de dente com fluor!!!

Não sei porque o mundo tem que girar em torno de artigos científicos, como se pudéssemos e devêssemos acreditar em todos eles sem reparar na tendenciosidade de muitos deles. Há algumas semanas atrás eu postei uma foto da receita do meu desodorante caseiro nas minhas redes sociais e não imaginava o tremendo sucesso que faria. Percebi que as pessoas gostam de ter mais conhecimento para produzir suas próprias necessidades pessoais (assim como aprender a cozinhar, costurar, escrever, ler, plantar, etc). Então hoje eu resolvi postar a foto da pasta de dente que uso já há alguns meses com o mesmo intuito de mostrar alternativas aos produtos industrializados que muitas vezes não oferecem muitas escolhas ao consumidor. Porém, parece que eu ofendi profundamente a comunidade odontológica nas redes sociais quando disse que usava cúrcuma no lugar da pasta de dente e achava isso mais saudável por não conter flúor (pois acho o flúor um “porcarito”). Eu já respondi a alguns comentários, escrevi brevemente no facebook sobre a postagem, mas resolvi publicar esse texto com alguns artigos científicos relacionados ao beneficio da cúrcuma na saúde bucal e dentaria para ver se assim, com os tais artigos científicos, muitos possam abrir as suas mentes e quem sabe começar a fazer seus próprios estudos aqui no Brasil!!!

Eu conheço bem os benefícios da cúrcuma há muitos anos quando comecei a estudar nutrição ayurvédica e faço uso dela na minha alimentação com frequência. Assim como também consumo a cúrcuma muitas vezes para sarar um machucado, um corte, uma inflamação aguda, etc. Porém fui pesquisar sobre os benefícios da cúrcuma na saúde dentária há pouco tempo e me surpreendi com os bons resultados. Não deixo de usar pasta de dente sempre que posso somente por causa do flúor, mas principalmente por causa dos vários outros químicos que não gostariam de estar em contato ou ingerindo!

E para aqueles que gostam de experimentar coisas novas, o bochecho com óleo de coco no lugar do enxaguante bucal também é ótimo!!!

Segue alguns artigos (de muitos) que mostram os benefícios da cúrcuma e seus derivados para a saúde dentária e bucal. Assim como olhares sobre o consumo de flúor e outros métodos para conservar a higiene e saúde bucal! Boa Leitura.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014