Neste ano, estudantes dos cursos de licenciatura do Câmpus de Araguaína e professores se uniram para realizar a I Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, levando a reflexão do tema não apenas a alunos do ensino superior, como também para crianças e adolescentes da região de Araguaína. O evento será nesta sexta-feira (3), na Unidade Cimba do Câmpus de Araguaína.
Biopirataria foi o tema de conscientização escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), atividade comum no Brasil desde 1500 com a exploração de pau-brasil. Hoje a região amazônica é um das mais afetadas pelo prática, coma apropriação indevidas de seus recursos por organizações estrangeiras. A coordenadora geral do evento, professora Vivian Gómez, considera que a disseminação do conhecimento é fundamental para a resolução do problema. “Para combater a biopirataria precisamos de muita educação, educação familiar, educação nas escolas e universidades, mas a gente precisa também de leis mais rígidas para punir esses atos”, diz a professora.
A jornada trará apresentações de fantoche, música, cinema, entre outras atividades, onde a participação de estudantes do ensino fundamental também são esperadas. Além disso, serão realizadas oficinas, palestras e mesas de diálogo. “Esperamos com este evento conscientizar ainda mais a comunidade da cidade de Araguaína sobre as problemáticas ambientais e o nosso papel como protetores do ambiente e multiplicadores de conhecimento”, explica Goméz. O evento conta também com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e de Organizações Não-Governamentais (Ong’s) voltadas para o meio-ambiente.
Inscrições
Para realizar a inscrição basta ir antecipadamente ao Anfiteatro ou ao Bloco H e pagar a taxa de cinco reais. Também é possível se inscrever no dia do evento. Os inscritos receberão um certificado de 12 horas no fim do evento, caso tenha participado de pelo menos 70% das atividades.