Salve a Amazonia
22 de março de 2017
publicado às 08h07
Caminhada ecológica abre programação do Dia Mundial da Água em Gurupi

Caminhada ecológica abre programação do Dia Mundial da Água em GurupiPara conscientizar a população sobre os recursos hídricos e comemorar o Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, promove a Semana Estadual da Água pelo segundo ano consecutivo.  Anteriormente, a programação era focada em Palmas. Agora, Gurupi também participa do evento realizando diversas ações. Nesta quarta-feira, às 8 horas, será implantado o sistema de captação e armazenamento de água dos aparelhos de ar-condicionado, para a reutilização no paisagismo e na limpeza da escola Municipal Ilsa Borges, Vila Íris (Malvinas).

 

Na manhã desta terça-feira (21) uma caminhada ecológica marcou a primeira atividade da Semana. Com início na Avenida Pará com a Beira-Rio a ação percorreu o Córrego Mutuca até o cruzamento com a Avenida Amapá.

 

Participaram do momento estudantes da UFT, alunos da escola de tempo integral Antônio Lino de Souza, vereadores, funcionários da Odebrecht Ambiental, CIPAMA, além de técnicos ambientais e fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Postura e Edificações.

 

As crianças receberam doações de mudas. Outras árvores foram plantadas nas margens do Mutuca.

Fiscalização

O Diretor de Meio Ambiente, Jonas Barros, ressaltou que a caminhada teve como objetivo principal a defesa do córrego Mutuca. “O córrego serve para irrigar hortas e vimos que dejetos de esgoto estão caindo em seu leito, prejudicando sua vida”, afirma.

 

Fiscais de Postura acompanharam a caminhada e identificaram os pontos onde estão localizados esgotos despejados no Mutuca. Os responsáveis serão identificados e notificados. Caso continuem desrespeitando o meio ambiente, sofrerão penas como prevê a lei. Jonas informa que a ação será realizada em todos os córregos do Município.

 

“Não queremos punir. Queremos que o infrator seja nosso parceiro em defesa do meio ambiente e deixe as más práticas”, destaca.

 

Preservação 

Desde o início da gestão do prefeito Laurez Moreira, o Município se preocupou em realizar atividades que envolvam a comunidade no sentido de agregar esforços para fortalecer o meio ambiente, explica o Diretor de Meio Ambiente, Kleverson Portilho. “As programações sempre eram levadas para Palmas. A Prefeitura de Gurupi teve a iniciativa de trazer pra cá e mostrar a população que existe um dia dedicado a essa temática da água”.

 

A Diretora da Escola Antônio Lino de Souza, Neima Araújo Azevedo ressaltou que é de extrema importância a conscientização começar pelas crianças. “O meio ambiente é algo que temos que preservar. Precisamos começar a fazer isso com as crianças. Eles são o futuro”, frisa Neima. Ela afirmou ainda que a Diretoria de Meio Ambiente trabalha em intensa parceria com a Educação do Município.

 

Programação

Dia 22/03/2017 – Quarta-feira

Mobilização Educativa: Captação e armazenamento de água para a reutilização no paisagismo e na limpeza da escola

Tema: Educação Sócio Ambiental

Local: Escola llsa Borges

(Ascom – Gurupi)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014