Domingo, dia 27 de maio, foi dia de Brasília receber o documentário Chega de Fiu Fiu. E nem mesmo a falta de transporte público – os ônibus foram suspensos por conta da greve dos caminhoneiros no Brasil, que afetou o abastecimento de combustível na cidade -, atrapalhou o evento de ser um sucesso.
Mais de 200 pessoas, que se mobilizaram para ir de carona ou bicicleta para a sessão, estiveram presentes no Cine Brasília, para acompanhar o filme e participar depois de um bate-papo, que contou a diretora do filme Amanda Kamanchek Lemos, a artista visual e personagem do filme Rosa Luz, a Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, Iara Alves, da Coturno de Vênus e Luana Ferreira, da AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, e Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres Brasil. No papo, além de discutir o filme, todas falaram sobre como trabalhar e atuar em rede no enfrentamento à violência contra as mulheres.
O evento foi organizado em uma parceria entre Think Olga e Coturno de Vênus, com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.
Em uma parceria com a equipe do documentário Chega de Fiu Fiu, um vídeo da campanha Ela Decide, para empoderamento de jovens e mulheres sobre direitos sexuais e reprodutivos, está sendo exibido nos cinemas.
Chega de Fiu Fiu estreou em 15 de maio, em São Paulo, e debate o assédio e o direito das mulheres ao espaço público. Dirigido por Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, o longa-metragem explicita como a participação das mulheres no espaço urbano é marcada por insegurança. Entraves como a falta de iluminação, lugares ermos, a dificuldade de mobilidade, longas distâncias na locomoção de casa ao trabalho, ausência de creches e péssimo atendimento em serviços de saúde e segurança seguem como catracas visíveis e invisíveis do acesso das mulheres às cidades.
A campanha Ela decide seu presente e seu futuro, visa promover o empoderamento e os direitos das mulheres para que alcancem seu pleno potencial e possam fazer valer suas decisões sobre sua sexualidade e reprodução. Estrelados pelas atrizes Juliana Alves e Bella Piero e as YouTubers Jout-Jout e Gabi Oliveira, os vídeos possuem uma linguagem acessível para fácil entendimento de todas as mulheres e meninas com o intuito de motivá-las a cobrar a eficácia das políticas públicas.
“Incluir os materias da campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro nas salas de cinema é uma excelente oportunidade para sensibilizar um número maior de pessoas sobre a importância dos direitos sexuais e reprodutivos para o empoderamento feminino”, afirma o representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, Jaime Nadal.
A campanha é a primeira ação da Aliança pela Saúde e Pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, iniciativa das empresas Bayer, MSD e Semina e do Instituto Ethos, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil e a Embaixada dos Países Baixos.
A exibição na capital federal foi dia 27 de maio, às 11h, no Cine Brasília (EQS – 106/107, Asa Sul, Brasília – DF).
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em www.eladecide.org
Para saber mais sobre a estréia do documentário em Brasília, acesse https://www.facebook.com/chegadefiufiu/