Salve a Amazonia
24 de fevereiro de 2017
publicado às 11h33
Carnaval em Brasília vai além do Plano Piloto

Carnaval em Brasília vai além do Plano PilotoCom recursos da Secretaria de Cultura, 14 regiões administrativas, como o Guará, levarão os foliões para as ruas durante o feriado

LARISSA SARMENTO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Em 2017, o carnaval de Brasília vai se espalhar pelo Distrito Federal. A Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria das Cidades e a Secretaria Adjunta de Turismo, investiu R$ 300 mil em estrutura para apoiar 16 eventos em 14 regiões administrativas: Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Guará, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Recanto das Emas, Sobradinho, Sobradinho II, Sudoeste e Vicente Pires. As festas se iniciaram no dia 18 e vão até terça-feira (28).

Uma delas é o Bloco do Seu Júlio, que desfila, desde 2010, na terça-feira de carnaval em Planaltina. Idealizado e fundado pelo funcionário público Júlio Paixão Castelo Branco, de 56 anos, o evento reuniu, em 2016, 5 mil foliões. Uma banda de fanfarra sai pelas ruas da região tocando marchinhas de carnaval. “As pessoas começaram a se acostumar agora com o carnaval em Planaltina. Famílias deixam de viajar para brincar com a gente.”

No início, Júlio contou com a ajuda de oito amigos, e, a cada ano, a quantidade de pessoas envolvidas aumenta. A Secretaria de Cultura investiu em banheiros químicos, alambrados, sistema de sonorização e iluminação, palco, carreta-palco e demais itens de produção. Com o apoio público, Júlio espera, neste ano, atrair cerca de 10 mil pessoas.

Escolas de samba e blocos de rua unidos no carnaval de Brasília

Além da estrutura física, o governo de Brasília contratou seis escolas de samba que vão desfilar nos blocos. Cada agremiação recebeu R$ 50 mil para se apresentar no carnaval de rua.

A Império do Guará vai participar da festa Circuito Pipoka Azul, liderado pela cantora e produtora cultural Dhi Ribeiro. O bloco no Polo de Modas, no Guará II, será um evento para todas as idades, com batalha de confetes, desfile de fantasias infantis e show da cantora de samba e axé.

Para Dhi, que também é moradora do Guará, a ideia é descentralizar a cultura em Brasília. “Com festa em diferentes regiões administrativas, é só colocar uma roupa colorida, sair andando e encontrar um bloco perto de casa.”

Recanto das Emas também tem carnaval

O bloco Gogó da Ema vai sair pela primeira vez para homenagear Roberto da Ema, o artista plástico que fez as esculturas à entrada da região administrativa. Um trio elétrico vai animar a festa com marchinhas de carnaval e alegorias criadas pelo homenageado.

Um dos idealizadores, Richard Barros ressalta a importância do movimento local. “A gente também tem nossa rua, nossa avenida. Quando saímos do Recanto, não nos sentimos em casa.”

O bloco vai se deslocar na Avenida Central até o estacionamento da Quadra 104 para encontrar o Antibloco da Jurema, que vai contar com estilo musical diferenciado com os ritmos ragga, rap nacional, funk e trance. Segundo o organizador Pedro Torres, “o movimento underground no Recanto é muito forte, é a primeira vez que vai ter esse tipo de bloco por aqui”.

Segundo a previsão da Secretaria de Cultura, o carnaval de Brasília, neste ano, deve reunir quase 2 milhões de foliões nas ruas distribuídos pelas várias regiões administrativas.

Veja a programação dos blocos de carnaval para as regiões administrativas

Carnaval fora do Plano Piloto

Águas Claras
Lordes do Areal
Praça da QS 6
Das 15 às 21 horas

Brazlândia
Carnaval de Brazlândia
Rua do Lago
Das 19 às 2 horas

Cruzeiro
Bloco Carnavalesco Gagá Vião do Cruzeiro
SHCES 609, ao lado da Feira Permanente
Das 13 às 20 horas

Estrutural
Bloco 1% Cachaceiro
Quadra 5, Conjunto 1, Setor Oeste
Das 15 às 22 horas

Gama
Carnabagagem
Praça da Quadra 40 do Setor Central
Das 17 às 19 horas

Bloco do Rei
Setor Comercial Central, em frente ao Comper
Das 15 às 22 horas

Guará
Circuito Pipoka Azul
Praça da Moda, na QE 40
Das 15 às 22 horas

Sesc Carnaval
QE 4, AE, Guará I
Das 8 às 17 horas

Planaltina
Carnaval 2017 com os Filhos de São Jorge
Da Quadra 6 até a Quadra 4, Vila Buritis
Das 16 às 22 horas

Riacho Fundo I
Carnaval Social do Povo
Estacionamento da administração regional
Das 17 horas à meia-noite

Riacho Fundo II
Carnaval de Rua – Pano na Buneca
QN 10, Conjunto 3 – Quadrão Cultural
Das 15 às 22 horas

Santa Maria
Carnaval de Rua
Praça Central – QC 1
Das 15 às 22 horas

 

Sobradinho
Congresso da Mocidade
Ginásio de Esportes de Sobradinho
Das 8 às 23 horas

Taguatinga
Carnaval do Àsé Dúdú
Taguaparque
Das 17 horas à meia-noite

Mamãe Taguá
Taguaparque, área infantil
Das 14 às 20 horas

Varjão
Carnavarjão
Quadra 1, Conjunto D
Das 15 às 22 horas

EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014