Salve a Amazonia
9 de maio de 2017
publicado às 08h53
Carta de Porto Velho destaca união dos governadores em defesa de ações para Amazônia Legal

Carta de Porto Velho destaca união dos governadores em defesa de ações para Amazônia Legal

Reunidos nesta sexta-feira, 5, em Porto Velho (RO), onde aconteceu a 14ª edição do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, os chefes dos executivos dos nove estados que compõem esse bloco encerraram o evento assinando uma carta que efetiva as discussões do encontro. O documento, chamado de Carta de Porto Velho, reforça a importância do trabalho em conjunto destes estados, o que resultará em uma região mais produtiva e respeitada.

“Nós, governadores, reafirmamos que nossa união dará, à Amazônia Legal, o reconhecimento e o posicionamento merecido à nossa região”, destaca a carta.

O documento traça pontos que buscam construir a melhor estratégia para o efetivo desenvolvimento sustentável da região, como a promoção da unidade política e estratégica na área ambiental, com ações integradas e cooperativas, com enfoque na implementação do Código Florestal, do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Programa de Regularização Ambiental  (PRA), e da Política de Recursos Hídricos, prevenção e combate ao desmatamento e políticas e instrumentos de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).

O documento também defende ações estratégicas na área de segurança, como o financiamento da segurança pública pela União; a implantação dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD); e a potencialização do sistema de inteligência (S3I/SESP do Estado do Mato Grosso -MT) para que seja compartilhado em todos os estados amazônicos. (Gisele França/Governo do Tocantins).

Confira a carta na íntegra.

Arquivo(s)

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014