Salve a Amazonia
6 de janeiro de 2016
publicado às 15h03
Centro Rio+ analisa futuro do Acordo do Clima de Paris

Centro Rio+ analisa futuro do Acordo do Clima de ParisO Centro Mundial Para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+), um legado da conferência da ONU sobre sustentabilidade, aRio+20, publicou uma análise sobre o acordo para a redução do aquecimento global estabelecido por 195 países na Conferência do Clima em Paris (COP21), na França, na primeira semana de dezembro.

Segundo o artigo, há ainda muita incerteza em relação a como os governos vão pôr em prática as medidas estabelecidas no acordo climático. O sucesso do compromisso dependerá de ações inclusivas, que alcancem as pessoas e abordem os desafios do desenvolvimento sustentável.

A análise defende que a participação das pessoas é crucial para levar os governos a honrarem os compromissos assumidos na COP21. De mobilizações em massa, até campanhas de conscientização e de mídias sociais, a participação das pessoas já demonstrou ter um papel determinante para moldar as negociações políticas e multilaterais e seus resultados.

O Centro Rio+ destaca, ainda, que o financiamento é um dos maiores desafios em questão, já que, no acordo final, ficou estabelecido que ao menos 100 bilhões de dólares por ano serão dados para países em desenvolvimento por parte das nações desenvolvidas. Apesar de ser uma grande conquista para os Estados menos ricos, é importante que esses gastos não sejam feitos às custas de outros desafios do desenvolvimento sustentável, como a erradicação da pobreza.

O Centro Mundial chama a atenção para as “perdas e danos”, já que nenhum compromisso financeiro foi determinado especificamente para esta questão. A falta de definição prejudica os países em desenvolvimento, que mais sofrem com estas mudanças. O artigo declarou que é necessário que este ponto seja discutido na COP22, que acontecerá em Marrocos em 2016.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014