Salve a Amazonia
3 de setembro de 2015
publicado às 21h29
Comitês da Marcha das Mulheres Negras reúnem-se com ministra

Comitês da Marcha das Mulheres Negras reúnem-se com ministraRepresentantes dos Comitês impulsores da Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá dia 18 de Novembro, reuniram-se hoje, quarta, 02, em Brasília, com a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. A ministra disse que, apesar das limitações financeiras, dá total apoio político e afirmou compromisso de contribuir na gestão de meios com a sociedade civil e com os governos para realizar a Marcha.

O Amapá terá representantes na I Marcha das Mulheres Negras da história do Brasil. Em Junho, a deputada federal Janete Capiberibe e a deputada estadual Cristina Almeida, do PSB, reuniram-se com a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Nilma Lino Gomes. Pediram apoio para custear o transporte e a hospedagem das mulheres negras do Amapá para participarem da mobilização, em Brasília.

Parteiras – A deputada Benedita da Silva (PT/RJ) destacou à ministra Eleonora o espírito combativo da deputada Janete no Congresso Nacional, apoiadora das causas indígenas e de inclusão e proteção das mulheres, das populações tradicionais e das minorias. Defendeu que as parteiras tradicionais sejam incluídas no serviço público de saúde, como quer a deputada Janete, e que essa bandeira integre a pauta da Marcha. O objetivo é reduzir a mortalidade materno infantil entre as mulheres e bebês negros, 3 vezes maior do que entre as mulheres brancas.

A ministra Eleonora destacou o compromisso do Governo Federal e da Secretaria de Políticas Para as Mulheres com o combate ao racismo e ao racismo institucional. Segundo ela, desde sua chegada à Secretaria, há determinação para impulsionar as questões de gênero e de raça em todas as políticas públicas de maneira transversal. Afirmou que é fundamental incluir na pauta da Marcha a defesa do estado democrático de direito como forma de manter o processo de garantia de direitos.

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) foi representada pela sua chefe de gabinete Regina Fróes. A ministra Eleonora enviou à deputada Janete votos pela sua recuperação.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014