Salve a Amazonia
19 de março de 2015
publicado às 21h21
Companhia do Sorriso visita crianças no Pronto-Socorro

1327aceac8ad90ebe30bbdb040199cf2A pequena Rafaela Vitória Farias dos Santos, 5 anos, viveu momentos de alegria na manhã desta quinta-feira (19), no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá. Internada na Ala Verde da Pediatria, ela e outras crianças foram surpreendidas com a presença de integrantes do grupo voluntário Companhia do Sorriso MT, que há mais de 10 anos faz um trabalho social com crianças que estão internadas em instituições para tratamento médico.

 

Depois de ter pedido para a mãe, Alexandra Farias, escrever em um coração de cartolina, que estava se sentindo feliz, Rafaela fez “biquinho” para que Silvana, a líder do grupo, passasse em seus lábios batom na cor rosa, igualzinho a personagem Emília, do Sítio do Pica-Pau amarelo. “Eu sempre assisto o Sítio na televisão, e gosto muito da Emília, a boneca de pano”, explicou para as meninas do grupo. Rafaela foi internada no último dia 16 para fazer exames, já que apresentava febre e inchaço nas amígdalas.

 

Recebido pelo diretor-administrativo do Hospital e Pronto-Socorro, Hércules Castilho, o grupo visitou a ala que dispõe de 16 leitos onde estão internadas crianças, grande parte delas com problemas respiratórios, algumas com suspeita ou quadro confirmado de pneumonia. Além de Silvana, as voluntárias Cida, Cristiane e Suelen (filha de Silvana) fizeram brincadeiras com as crianças, cantaram algumas músicas e distribuíram balões com os mais variados formatos (cachorros, coração, flor).

 

Castilho explicou que é a primeira visita do grupo ao hospital. “Conheci o trabalho deles na rua e fiquei sabendo que já faziam estas visitas a crianças internadas na Santa Casa. A partir de agora todas as quintas-feiras eles farão este trabalho aqui, trazendo um pouco de alegria e descontração para estas crianças, amenizando o sofrimento delas”, disse o diretor.

 

Cada integrante do grupo tem sua profissão e ocupação, mas eles encontram tempo para se apresentar duas vezes por semana na Santa Casa e no Pronto-Socorro.  Silvana conta que iniciou esse trabalho há 10 anos em Mato Grosso quando se mudou de Curitiba (PR) para cá. Na época, ela foi abordada na capital paranaense por uma voluntária de um grupo semelhante e ao chegar aqui teve essa ideia.

 

Na Santa Casa, há dois anos o grupo visita crianças que fazem tratamento contra o câncer.  “Conheço na Santa Casa cada criança pelo nome”, diz Silvana. Também durante três vezes na semana, o grupo percorre à noite bares e restaurantes onde vendem bonecas de pano. O dinheiro arrecadado é usado para a compra de suplementos alimentares, fraldas e leite em pó. “Sou apaixonada por esse trabalho. Sinto-me gratificada ao ver o sorriso das crianças. É importante também o trabalho que fazemos para arrecadar doações”, observou Silvana. Quem quiser ajudar, é só procurar a direção, tanto do Pronto-Socorro como da Santa Casa. (Divulgação)

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014