Salve a Amazonia
6 de janeiro de 2016
publicado às 14h52
Crescimento de resistência a antibióticos representa crise global de saúde

PillsUma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em vários países revelou a falta de informação associada ao crescimento da resistência ao antibiótico e suas formas de prevenção. O anúncio foi feito pela agência da ONU durante o lançamento da Semana Mundial de Consciência sobre os Antibióticos.

O fenômeno de resistência ao antibiótico acontece quando a bactéria muda e se torna resistente ao remédio usado para tratar as infecções. As principais causas do aumento desse fenômeno são a ingestão excessiva ou a interrupção do medicamento, além de falta de conhecimento sobre como usar.

De acordo com pesquisa feita pela OMS em 12 países, cerca de 64% dos entrevistados acredita que antibióticos podem ser usados em casos de gripe, apesar do remédio não ter efeito em vírus, somente em bactérias. Outros 32% responderam que acham que devem parar de tomar antibióticos assim que se recuperam e não esperam o fim do período de tratamento prescrito.

“O crescimento da resistência ao antibiótico é uma crise de saúde global, e governos agora reconhecem isso como um dos maiores desafios para a saúde pública. Isso está alcançando altos níveis perigosos em todas as partes do mundo”, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014