Salve a Amazonia
5 de setembro de 2016
publicado às 19h57
Criada a maior área de proteção marinha do mundo no Havaí

Criada a maior área de proteção marinha do mundo no HavaíA Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) elogiou na segunda-feira (29) a criação pelo presidente norte-americano, Barack Obama, da maior reserva natural do mundo, por meio da expansão de uma reserva marinha no estado do Havaí.

“Esta decisão é um símbolo poderoso da determinação para proteger o meio ambiente. É uma forma de fortalecer a resiliência nas sociedades ameaçadas pelas mudanças climáticas, para entender e proteger os ecossistemas naturais dos quais nossa vida depende”, disse a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, em comunicado à imprensa.

Localizado a aproximadamente 250 km a noroeste do principal arquipélago havaiano, a reserva marinha de Papahanaumokuakea foi inscrita na lista do patrimônio mundial em 2010 por sua rica biodiversidade, considerada sem paralelo no mundo. O arquipélago abriga mais de um quinto das espécies de peixe conhecidas no mundo.

A reserva marinha agora quadruplicou de tamanho, e a expansão ocorre alguns dias antes da abertura do Congresso Mundial de Conservação, que também ocorre no Havaí.

“Este é um forte lembrete do papel fundamental do oceano, sua fauna e flora, para a vida na Terra”, disse Bokova. “Vejo isso como um chamado à comunidade internacional para se comprometer completamente com o desenvolvimento sustentável e a implementação do Acordo de Paris para o clima adotado em 2015”, disse. (ONU – Brasil).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014