Salve a Amazonia
7 de fevereiro de 2015
publicado às 02h48
,
Cultura paraense festeja aniversários de Waldemar Henrique e do Theatro da Paz

TeatrodapazEm fevereiro, a cultura paraense tem duas datas importantes a serem comemoradas: o aniversário do Theatro da Paz (137 anos) e do maestro Waldemar Henrique (110 anos). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-PA) realizará, então, no dia 12 de fevereiro, às 20h horas, no Theatro da Paz, o concerto “Waldemar no Carnaval”, com entrada franca.

À frente do concerto estarão a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e a cantora Nana Reis. Para o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, esta é uma data que não pode deixar de ser comemorada. “Trata-se de uma feliz coincidência e nós sempre fazemos uma homenagem ao Theatro e ao maestro”, afirma. Este ano, no entanto, o dia 15 (dia em que se comemora oficialmente ambas as datas), coincide com o “domingo gordo de carnaval”, por isso, antecipou-se a comemoração para o dia 12.

O repertório estará marcado por grandes compositores eruditos, com peças inspiradas no Carnaval, mesclados aos tons popular e também erudito do maestro Waldemar Henrique. “O repertório erudito será baseado nos carnavais europeu e brasileiro, apresentados em obras como Carnaval Romano, de Hector Berlionz e a Sinfonia com textos carnavalescos, do contemporâneo Ernani Aguiar. A Nana vai entrar nas marchas carnavalescas de Waldemar Henrique, que serão transcritas para orquestra sinfônica”, explica Miguel Campos Neto, maestro da OSTP.

Waldemar tem sua biografia intimamente ligada ao Theatro, onde tantas vezes se apresentou e viu apresentarem sua obra. Foi também seu diretor, num período em que a casa esteve ameaçada, tanto pelo uso indevido como pela má conservação, tendo o maestro cumprido um papel fundamental para a preservação das tradições artísticas do espaço.

Paulo Chaves relaciona as duas entidades da música paraense. “Waldemar Henrique é um compositor com generosidade, agrega dois cantos da música (o erudito e o popular) e foi durante muitos anos o diretor do Theatro da Paz, então, esses aspectos convergem para o mesmo ponto. É um carnaval especial, com músicas eruditas e está sendo feito, pela primeira vez, um arranjo especial para orquestra, pois, as obras de Waldemar nunca foram tocadas com sinfônica”, comenta o secretário, ansioso para esta apresentação.

A cantora Nana Reis, que já participou da homenagem ao Theatro e ao maestro, em 2014, junto à Amazônia Jazz Band (AJB), fala da emoção de estar, este ano, ao lado da OSTP, “para mim foi uma honra esse convite, fiquei muito feliz, serão arranjos especiais para a OSTP. Acho que compositores paraenses como Waldemar Henrique devem ser levados de geração para geração. O nosso grande dever, como artistas, cantores e intérpretes contemporâneos é fazer com que mais pessoas os conheçam e se apaixonem”, declara Nana.

Serviço:
Homenagem aos aniversários do Theatro da Paz e do maestro Waldemar Henrique. Concerto “Waldemar no Carnaval”, dia 12, às 20h.
Local: Theatro da Paz – Avenida da Paz, s/n – Campina. Fones: (91) 4009- 8758/8759. Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, do dia do evento. (Agência Pará de Notícias).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014