Salve a Amazonia
27 de julho de 2016
publicado às 13h03
Dilson Ingaricó diz que união pode transformar realidade

Dilson Ingaricó diz que união pode transformar realidade“Assumir um cargo público não é uma tarefa fácil. Ser representante do Estado também não. Para comandar esta função é necessário que haja uma união entre povos indígenas e não indígenas. Somente com esta união será possível promover o desenvolvimento de Roraima”, discursou o professor, Dilson Ingaricó, ao assumir como novo gestor da Secretaria estadual do Índio.

Ingaricó foi empossado pela governadora, Suely Campos, na tarde desta segunda-feira, 18, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. A cerimônia contou com a presença de tuxauas e representantes de organizações indígenas como o CIR (Conselho Indígena de Roraima), Coping (Conselho do Povo Indígena Ingarikó) e HAY (Hutukara Associação Yanomami), além de autoridades estaduais.

Durante seu discurso, Ingaricó lembrou ainda que 46% do território do estado de Roraima é demarcado com terras indígenas. Diante disso, o novo secretário afirmou que irá buscar o planejamento participativo com coordenações regionais para integrar e desenvolver as 500 comunidades que vivem no território roraimense, divididas em 11 etnias.

“Aproximadamente 82% das comunidades indígenas vivem nas suas terras, o que é uma vitória. Agora queremos que estes povos desenvolvam suas atividades para garantir seu sustento”, disse.

Ele convocou as lideranças indígenas para que apresentem suas demandas à SEI. “Esta é a principal meta do nosso trabalho. Vamos receber todos e organizar nossa gestão a partir das reais demandas dos povos para criamos um plano de ação priorizando as verdadeiras necessidades dos indígenas” disse.

No ato de posse, a governadora Suely Campos destacou que o conhecimento de Ingaricó a respeito das comunidades indígenas do Estado a partir do trabalho realizado por ele como adjunto da SEI.

“Sinto-me lisonjeada em nomear o Dilson Ingaricó para fazer parte da nossa equipe. Além do seu profundo conhecimento sobre os povos indígenas de Roraima, ele detém uma característica que considero fundamental: o amor pelo seu povo. Não tenho dúvidas de que ele irá realizar um magnifico trabalho”, declarou.

Roraima é a única unidade da federação que tem um indígena ocupando a titularidade de pasta que trata da política indigenista, vaga ocupada anteriormente pelo técnico agrícola da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária), o índio da etnia Macuxi, Ozélio Izidório Messias, natural da comunidade do Barro, município de Pacaraima, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Para a governadora, o maior desafio da nova gestão é promover políticas públicas que promovam o autosustento das comunidades indígenas. “Vamos trabalhar fortemente para fazer com que as comunidades produzam mais em suas terras. Queremos que elas tenham uma renda própria para elevar sua qualidade de vida”, frisou.

O líder Yanomami, David Kopenawa, esteve presente na posse e se mostrou confiante com a nova gestão. “É muito importante para gente que um indígena nos represente junto ao Estado. Só assim saberemos que ele irá defender todos os interesses da comunidade e trazer as melhorias que nós tanto precisamos”, afirmou.

Durante a solenidade de posse, o coral Esenren’ka, da comunidade de Campo Alegre cantou o hino nacional no idioma Wapixana. Ao final, foi servido Damurida – prato típico da culinária indígena roraimense – para todos os presentes.

Dilson Ingaricó

Indígena da etnia Ingarikó,  Dilson é professor efetivo do Estado, formado em Pedagogia com Licenciatura intercultural pela UFRR (Universidade Federal de Roraima) e acadêmico do curso de Direito na instituição. Ele foi presidente do Coping (Conselho do Povo Indígena Ingarikó) e também fez parte do colegiado da Federação de Reocupação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Também foi gestor da Escola Estadual Sales Ingaricó e lecionou na aldeia Manalai, no município de Uiramutã. Foi membro suplente da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista), além de ter exercido dois mandatos como vereador pelo município de Uiramutã. Atuava como adjunto da SEI, antes de assumir a titularidade da Pasta. (Secom – RR).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014