Salve a Amazonia
9 de agosto de 2017
publicado às 08h20
Empresários de Taquaruçu conhecem a natureza preservada da Chapada dos Veadeiros

Empresários de Taquaruçu conhecem a natureza preservada da Chapada dos VeadeirosAo lado da equipe técnica da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e do Sebrae Tocantins, os empresários de  Taquaruçu e Taquarussu Grande conheceram de perto as boas práticas dos empreendimentos turísticos em Cavalcante, Alto Paraíso e o distrito de São Jorge, três dos diversos municípios que compõem a região da Chapada dos Veadeiros.

A primeira parada foi na Pousada Vale das Araras, em Cavalcante, um lugar com belas cachoeiras e trilhas. Com a natureza preservada e protegida, foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Neste ambiente os participantes puderam ver como funciona uma pousada em uma propriedade rural, além de todo o processo de hospitalidade em uma visão integrada e sustentável. Segundo o proprietário, Richard Avolio, que comprou a propriedade há cerca de 20 anos, são muitos os gargalos para mantê-la com o menor impacto possível, produzindo alguns dos insumos, como a horta orgânica, proporcionar lazer e bem-estar aos hóspedes e manutenção econômica da empresa.

Além das ações de sustentabilidade que é o carro-chefe do local, tendo ele ganhado vários prêmios, o empresário repassou algumas dicas aos empreendedores, como gestão de pessoal, baseada na valorização do funcionário, mantendo-os motivados. “Quando você trabalha com turismo, você se coloca em uma plataforma mundial, uma prateleira a disposição de todos, e turismo é ser humano, não é tijolo, e se não tiver outro ser humano preparado para atender e receber bem o turista, não há estrutura que resista”, disse o proprietário.

Cerveja pra todos os gostos

Já a Cervejaria Artesanal Aracê, de propriedade do senhor Manoel Alejandro Murga desde 2005, é um lugar rústico e simples, mas cheio de vida e histórias que encantou a todos. Em volta da tradicional fogueira que aplaca o frio, Manolo, como prefere ser chamado, revela os segredos para se produzir uma boa cerveja e agradar do simples aos mais requintados paladares.

Apesar de pequeno, o lugar é equipado de acordo com as normas da vigilância sanitária, sem perder seu lado aconchegante. “Queremos fazer uma cerveja o mais natural possível, respeitando a natureza, e manter um espaço  agradável para que as pessoas possam experimentar nossas cervejas e se sentirem felizes”, diz Manolo.

Primeiro os locais

Na Hamburgueria Chapada da Serra e na Pizzaria Recanto da Pizza, os empreendedores, além de experimentar as produções feitas pelos proprietários, Davi Lins e Júlia Benjumeia, respectivamente, puderam conhecer as boas práticas da produção, apresentação e decoração do ambiente. “O turismo começou a se fortalecer na região, e vimos nisso a oportunidade de criar algo novo e de qualidade para o turista. Por isso fabricamos nosso próprio pão e hambúrguer”, explica Davi.

Por outro lado, Júlia ressalta que o segredo do seu sucesso é ter produtos de qualidade, além de fazer o que gosta e respeitando a comunidade. “Meu primeiro objetivo foi o público local, o turista veio por indicação dos nativos. E não adianta fazer um preço alto para receber os turistas, e não dá oportunidade para o próprio nativo experimentar e indicar nosso estabelecimento”, lembra Júlia.

 

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014