O evento reuniu representantes do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Amapá e Rondônia, que apresentaram as conquistas e desafios na realização, promoção e garantia de direitos de meninas e meninos dentro do contexto da estratégia Selo UNICEF Município Aprovado.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e os governos dos Estados da Amazônia Legal brasileira realizaram nos dias 23 e 24 de setembro, em São Luís (MA), o II Encontro dos Articuladores Estaduais do Selo UNICEF. Participam do encontro os representantes dos governadores do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Amapá e Rondônia.
Durante o evento, foi definida a agenda até 2016, ano de encerramento do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016. A agenda de trabalho determinou os compromissos dos governadores visando a garantir os diretos das crianças e dos adolescentes na Região Amazônica. Na ocasião também foram apresentados os resultados obtidos até agora por cada Estado, assim como os desafios que ainda permanecem na realização, promoção e garantia de direitos de meninas e meninos da Amazônia.
A coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís, Eliana Almeida, destacou a importância desse encontro em direção à priorização das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O Selo UNICEF Município Aprovado é um investimento no desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e dos atores locais e um investimento em uma mobilização social em favor do desenvolvimento municipal.
“Este encontro dá ensejo a que as iniciativas até o momento, realizadas em cada município, sejam progressivamente reunidas e difundidas para potencializar seu impacto e seus benefícios, bem como a que cada Estado continue estimulando seus municípios a priorizar as políticas públicas para nossas crianças e adolescentes”, disse Eliana.