Salve a Amazonia
19 de março de 2015
publicado às 15h48
Equinócio das Águas no Amapá será durante a noite, com shows e fogos

aa_equinocio_marcozero003Uma das maiores atrações turísticas de Macapá, o Equinócio das Águas, está previsto para às 19h45 de sexta-feira (20). O alinhamento do sol na linha do equador não poderá ser visto pelo público na hora exata do fenômeno, durante a noite. Entretanto, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá (NHMET), a observação do equinócio pode acontecer durante o dia, entre 20 e 25 dias antes e depois da data marcada para o fenômeno. O monumento Marco Zero do Equador, na Zona Sul de Macapá, vai receber uma programação cultural e educativa para celebrar o equinócio.

Organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a programação acontecerá no dia 20, com visitas de alunos de escolas estaduais e municipais, exposições e experimentos científicos, celebração do equinócio, apresentação de grupos de marabaixo, queima de fogos e shows de artistas locais.

Acadêmicos das universidades estadual e federal do Amapá foram convidados para explicar o fenômeno do equinócio e orientar sobre a correta utilização da água. Hevará também visita ao planetário e experimentos científicos em laboratório móvel.

Equinócio
O fenômeno é o alinhamento do sol com a linha imaginária do equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta. Ele pode ser visto através da sombra do sol que reflete no obelisco do monumento em Macapá. Durante o equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. O evento acontece duas vezes ao ano no Amapá, em março e em setembro, e atrai centenas de turistas para o estado.

Programação
Dia: 20 de março
Hora: 8h às 12h – visitas das escolas (projeto A Escola Vai ao Meio do Mundo) à exposição, experimentos científicos, planetário e laboratório móvel
Hora: 14h às 17h30 – visitas das escolas (projeto A Escola Vai ao Meio do Mundo) à exposição, experimentos científicos, planetário e laboratório móvel
Hora: 19h10 – cerimônia oficial
Hora: 19h45 – celebração do fenômeno do equinócio, apresentação de grupos de marabaixo, queima de fogos e chuva de papel picado no estacionamento do monumento. (G1).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014