Salve a Amazonia
5 de fevereiro de 2015
publicado às 22h58
Escola Agrícola de Esperantina iniciará atividades

Esperantina_EscolaO Governo do Estado vai colocar em funcionamento, ainda este ano, com a modalidade educação profissional, a Escola Família Agrícola Padre Josimo, localizada no km 126, na rodovia TO 201, em Esperantina. A escola está pronta desde 2012, com todo mobiliário, mas nunca funcionou. A escola tem capacidade para atender cerca de 120 alunos dos 12 municípios da região do Bico do Papagaio.

De acordo com a presidente da Associação de Apoio à Escola, Maria Senhora Carvalho da Silva, a unidade nunca funcionou por falta da equipe de servidores. “Já foi realizado processo seletivo para a escolha dos servidores da escola, com publicação no diário oficial, mas não foram contratados, então esse foi o impasse para que a escola ficasse sem funcionar”, explicou Maria Senhora.

“Será viabilizado o funcionamento da escola a partir do curso de agroecologia, sendo uma demanda dos camponeses da região do Bico do Papagaio. Este ano, não será possível incorporar o ensino fundamental”, frisou o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira irá Adão Francisco.

Falando sobre a importância da escola na região, o secretário destacou a relevância da população de camponeses do Bico do Papagaio para o contexto estadual. “É uma região de fronteira agrícola, tem um campesinato atuante e, por isso, temos que cuidar do processo formativo das famílias e das crianças da região”, disse.

A escola
A Escola foi construída com recursos do Território da Cidadania e é fruto de uma reivindicação da comunidade. Em sua estrutura, a escola conta com um pavilhão formado por seis salas de aula e banheiros, outro pavilhão com oito alojamentos, sendo quatro masculinos e quatro femininos, há também banheiros adaptados para deficiente físico, duas lavanderias, cantina, refeitório, depósito e setor administrativo. A escola conta com uma área de sete alqueires, com capacidade para desenvolver vários projetos de pesquisa e produção. (Secom – TO).

 

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014