Salve a Amazonia
30 de março de 2015
publicado às 15h51
Estudantes realizam exposição fotográfica sobre água e desenvolvimento sustentável

9374_img_8637

Alunos de escolas da rede estadual realizaram uma exposição fotográfica nesta sexta-feira, 27, como parte da Semana da Água, comemorada no dia 22 de março. O evento foi organizado pela coordenadoria da Unidade da Educação Ambiental (UEA) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e aconteceu no hall de entrada da instituição.

Com o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável: Despertar para o consumo sem desperdício – Responsabilidade Socioambiental do Amapá”, a mostra envolveu 20 escolas da rede estadual de ensino dos municípios de Macapá e Santana. A exposição visa fomentar, através das escolas como espaços de transformações e de diálogo, as discussões para a melhoria do gerenciamento dos recursos naturais.

As fotos mostram diferentes pontos de vista sobre o uso da água na cidade, preservação dos recursos hídricos, necessidade da água para o ser humano, escassez da água em determinadas regiões do Brasil entre outras inquietações.

Para a gerente do Núcleo de Assessoramento Técnico Pedagógico (Natep/Seed), Célia Mota Souza, um dos grandes desafios a ser vencido é a questão da educação fundamentada somente em conteúdo programático descontextualizado do cotidiano de cada cidadão.
“É muito importante promover o debate sobre a questão da água e refletir sobre nossas ações no dia a dia, principalmente envolvendo as crianças das nossas escolas, pois elas terão um papel fundamental nessa luta de conscientização dos pais e da sociedade”, destacou.

Segundo o aluno Nelson Rafael, do 8º ano da Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castilho, o tema ambiental é bastante estimulado na sala de aula. Outra questão levantada pelo aluno é a necessidade de se preservar os espaços em prol da coletividade, entendendo o meio ambiente como um todo.

“A partir desse projeto, comecei a prestar atenção no desperdício, no que fazemos, em especial, com o nosso Rio Amazonas; o tratamento que damos para a orla de Macapá e o lixo acumulado, que é visível durante a maré baixa e as possíveis soluções de podermos pensar, junto ao poder público, para melhorar a qualidade de vida de todos”, afirmou Nelson.

Durante o evento, ocorreu a exposição da atividade Mercado Verde, que consiste na mostra de materiais coletados na natureza, transformados e reaproveitados. Os alunos do 8 º ano, Jorge Emanuel e Eunatam Felix, da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café apresentaram uma composição feita por eles sobre o tema água.

Para a secretária da Seed, Conceição Medeiros, os estudantes são estimulados a perceber a realidade à sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e oferecendo a prática da cidadania no meio em que vivem.

“É importante as escolas trabalharem com temas geradores, a exploração e discussão de diferentes temas, onde cada sujeito expõe uma leitura de mundo diferenciada e colabora na construção de uma sociedade melhor”, argumentou. (Agência Amapá de Notícias).

 

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014