Salve a Amazonia
14 de outubro de 2015
publicado às 12h41
Expedito Netto questiona Diretor de Operação da Eletronorte sobre Apagões

Expedito Netto questiona Diretor de Operação da Eletronorte sobre ApagõesO Deputado Expedito Netto (SD-RO) se reuniu com o Diretor de Operação da Eletronorte, Wady Charone.

O Objetivo da reunião foi questionar Wady Charone sobre os recorrentes apagões que tem assolado o estado de Rondônia, e as consequências negativas que esse problema tem acarretado na qualidade de vida do Rondoniense.

Em menos de 40 dias, Rondônia teve cinco apagões que até então não tinham motivos esclarecidos. Alguns candidatos ao concurso do Tribunal de Justiça foram prejudicados quando duas usinas desligaram com o balanço na rede.

Quando questionado pelo deputado, Charone explicou que a Eletronorte tem executado medidas para solucionar a instabilidade das transmissões, as quais fragilizaram nesse último mês as redes de condução que abrangem Rondônia e o Acre, principalmente.

Charone ainda informou que o resultado das correções aplicadas pela Eletronorte para identificar as causas da instabilidade elétrica do estado ainda não são suficientes para impedir que novos apagões possam acontecer. Mas que atualmente medidas estão sendo implantadas para dificultar a ocorrência desses blackouts no estado.

O atual circuito de energia do estado passa por dificuldades não só em sua distribuição, Charone também afirmou que as crescentes queimadas que ocorrem no estado para o preparo da terra para a agricultura, são grandes fatores de problemas nas redes elétricas. O problema ocorre uma vez que os blocos de fumaça que decorrem do fogo atingem não só a fiação, como também a camada de íons que contornam a rede, oscilando o sinal e consequentemente causando a interrupção da transmissão.

Expedito Netto afirmou que apesar das explicações é preciso que a Eletronorte não só justifique as causas das interrupções como também efetive medidas para que isso não ocorra mais no estado. Para o Parlamentar, o povo de Rondônia já arca com altos custos nas tarifas de luz para que tenha que passar por uma transmissão de energia de má qualidade.

O deputado segue com agenda para questionar autoridades sobre o atual sistema elétrico de Rondônia, com encontros com o Ministro de Minas e Energia, e com membros da ANEEL. Expedito Netto levanta a bandeira da energia desde a sua pré-candidatura, e levou a Rondônia já no começo de seu mandato Audiência Pública para entender a alta tarifa e a bandeira vermelha a qual os rondonienses estão submetidos.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014