Salve a Amazonia
8 de junho de 2016
publicado às 19h46
Fórum global exige participação dos povos indígenas nos mecanismos da ONU

Fórum global exige participação dos povos indígenas nos mecanismos da ONUDurante a 15ª sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas para Questões Indígenas, que aconteceu entre 9 e 20 de maio na sede da ONU em Nova York, participantes destacaram a importância da participação dos povos indígenas nos mecanismos da ONU, a fim de garantir que eles não sejam deixados para trás no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com Alvaro Esteban Pop Ac, presidente do Fórum, entre os temas mais importantes discutidos durante a sessão destacaram-se assuntos como a paz e a resolução de conflitos, a questão das crianças e das mulheres indígenas em situação de violência, bem como a questão da perseguição de líderes envolvidos em conflitos de terras e recursos naturais.

Para Joan Carling, integrante do Fórum, as discussões abordadas neste ano demonstraram que muitos indígenas ainda não estão cientes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que indica a necessidade de maior divulgação e sensibilização sobre a questão e a incorporação de metas e indicadores específicos sobre os povos indígenas nos ODS.

Ela destacou ainda a importância dos fundos, agências e programas da ONU apoiarem a ação legislativa para a inclusão da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas – que completa 10 anos em 2017 – nas leis e políticas nacionais.

Jacob Bryan K. Aki, ativista jovem de 21 anos de idade, também presente na sessão, enfatizou que as reuniões abordaram temas importantes sobre como melhorar a vida dos povos indígenas.

“Viemos aqui, aprendemos e o trabalho não para”, disse Aki, ressaltando que a sessão tinha servido para impulsionar defensores da juventude, incluindo ele, a voltar para suas casas e trabalhar com suas famílias e comunidades em avanços positivos para os povos indígenas.

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014