Salve a Amazonia
22 de junho de 2016
publicado às 08h26
Gorila morto em Zoológico nos EUA tentou proteger criança, afirmam testemunhas

Gorila morto em Zoológico nos EUA tentou proteger criança, afirmam testemunhasNo último dia 28/05, um menino caiu dentro do recinto de um gorila no Zoológico de Cincinnati, nos EUA. A equipe de segurança do Zoológico decidiu matar o animal com um tiro de rifle, conforme orienta o protocolo de segurança do local em casos como este.

Em um vídeo feito por uma testemunha, Harambe, como era chamado o Gorila, aparece na frente do menino, fazendo alguns movimentos como se estivesse o analisando. Logo em seguida, ele arrasta a criança bruscamente na água, o que foi considerado por algumas pessoas como uma tentativa de levar o menino para longe do público.

Em entrevista a redes de notícias internacionais, testemunhas disseram que o Gorila demonstrou estar protegendo a criança. “Eu não sei se por causa dos gritos ou das muitas pessoas debruçadas sobre a grade, se ele pensou que íamos entrar, mas ele puxou o garoto pra longe do grupo de pessoas.”, disse Kim O’Connor, autor do vídeo.

Brittany Nicely, outra testemunha, disse que “ele estava quase como um guarda costas do menino, estava o protegendo.” Brittany disse, ainda, que viu o menino indo em direção às grades de segurança, e tentou agarrá-lo para evitar o acidente.

Thane Maynard, Diretor do Zoológico, confirmou, em entrevista, que a criança não estava sob ataque, mas que a situação em si representava um risco, além do Gorila estar bastante agitado. Segundo ele, utilizar dardos tranquilizantes poderia exigir várias tentativas, demoraria a fazer efeito, e teria agitado ainda mais o animal, aumentando o risco que o menino corria.

Qualquer atividade que explora animais, além das próprias vítimas óbvias (os outros animais), também traz riscos a seres humanos. Os outros animais devem viver pelas suas próprias razões, em seus habitats naturais. O que podemos aprender sobre estes animais, os vendo aprisionados, longe de seus habitats? Apenas o desejo de se entreter enquanto outro sofre pode explicar a existência de Zoológicos.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014