Salve a Amazonia
7 de fevereiro de 2015
publicado às 02h20
Governador recebe lideranças indígenas

bf8628b8323a655aeb0a7502643e53ecO governador Pedro Taques recebeu, na manhã desta sexta-feira (06.02), oito representantes das etnias Terena, Kayapó, Kayabi e Trumai para discutir demandas sobre a saúde nas aldeias indígenas. Taques ouviu as reivindicações e se comprometeu em dialogar com o Ministério da Justiça para que todos os problemas sejam resolvidos. O principal pedido é a exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó no Mato Grosso (DSEI), Sanna Rochelle Sarmento.

O representante do Cacique Raoni, Bemoro Metuktire, agradeceu a atenção que o governador tem com os indígenas. “Queremos que o governador nos ajude a conseguir melhoras na saúde de nossas aldeias nos ajudando com o diálogo junto ao Governo Federal. Estamos com muito problemas e sabemos que o governador é nosso parceiro. Esperamos que tudo será resolvido”, afirmou.

No dia 30 de janeiro, representantes dos povos indígenas bloquearam BR-163, em Itaúba, para exigir a substituição da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó. Durante o protesto, o governador Pedro Taques conversou por telefone com o cacique Rondon, dos Terena, e se comprometeu em recebê-los no Palácio Paiaguás para ouvir as demandas e buscar diálogo com o Governo Federal.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) tem intensificado as ações de atenção à saúde indígena, tendo como uma das principais estratégias o programa Mais Médicos. Conforme o Ministério, o DSEI Kayapó/Mato Grosso recebeu quatro médicos pelo programa, para reforçar as equipes multidisciplinares, e no último semestre foram enviadas três remessas de medicamentos para atendimento à saúde indígena da região. (Gcom-MT).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014