Salve a Amazonia
7 de fevereiro de 2015
publicado às 03h01
Carnaval 2015 contará com apoio de agentes públicos

Banner_governador_cerimonia_anuncio_carnaval_27Com expectativa de reunir cerca 850 mil pessoas nas ruas do Distrito Federal, representantes dos blocos da capital estiveram na tarde de hoje no Palácio do Buriti para o anúncio sobre o apoio do governo ao carnaval da cidade. O governador Rodrigo Rollemberg explicou que, apesar da impossibilidade de repasses financeiros, o governo se mobilizou para apoiar a folia com todos os serviços e logística necessários.
“Brasília vai ter um carnaval muito animado, graças à compreensão e dedicação dos blocos e o aporte financeiro da iniciativa privada. Da nossa parte, vamos garantir a segurança e conforto dos foliões”, disse o governador. “Como todos sabem, o GDF não apoiou financeiramente o carnaval, mas não mediu esforços para que a festa se realizasse”, destacou Rollemberg. O esquema especial montado para o feriado inclui, por exemplo, aumento de cerca de mil agentes para garantir a segurança dos foliões.
Apresentações dos grupos tambores de Kuzinha, Baratinha, Asé Dudu e Galinho abriram oficialmente o carnaval da cidade. Eles comemoraram o patrocínio do setor privado, vindo da Ambev, Claro, Subway, Mr.Brain e Autotrac. O governo de Pernambuco também enviará uma orquestra sinfônica a Brasília para integrar o Galinho, que homenageia o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de rua do mundo.
“Está dada a largada da folia aqui hoje”, anunciou o presidente da Liga dos Blocos do DF, Jean Sousa. No total, são oito blocos tradicionais — Asé Dúdú, Baratinha, Baratona, Galinho de Brasília, Mamãe Taguá, Menino de Ceilândia, Pacotão e Raparigueiros. Além desses, cerca de 20 blocos independentes também vão desfilar, entre eles Cafuçu do Cerrado, Babydoll de Nylon, Concentra Mas Não Sai, e Aparelhinho.
Para conseguir investimentos e viabilizar a saída dos trios, o Executivo intermediou, por meio da Secretaria de Turismo, o contato dos blocos com o setor privado. “Os blocos negociaram direto com os patrocinadores. O que a gente fez foi aproximar a iniciativa privada deles, num esforço coletivo deles e da secretaria, para que a iniciativa privada se mobilizasse e ajudasse no carnaval”, detalhou o secretário de Turismo, Jaime Recena. Na opinião dele, essa estratégica deve ser repetida nos próximos anos.
Mais serviços
Nos dias de folia, somente a segurança pública deve envolver 10 mil homens. Serão 126 viaturas, 25 bases comunitárias móveis e 70 motos. O Departamento de Trânsito (Detran), a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) também participam do esquema especial, para deixar o trânsito, o trabalho dos ambulantes e a higiene da cidade em ordem. O SLU também fará uma campanha preventiva e vai instalar pontos de coleta.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestará apoio operacional, e as emergências de todos os hospitais da rede pública funcionarão normalmente. Uma parceria com o Ministério da Saúde vai possibilitar a distribuição de 1,4 milhão de preservativos — 40% a mais que o carnaval passado — nos blocos, organizações não-governamentais (ONGs) e postos de saúde. Seis postos de testagem de HIV/Aids e sífilis serão montados em Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Gama, Santa Maria e Vila Planalto.
O Metrô funcionará em horário estendido, das 6 às 2 horas do dia seguinte, de sábado a terça-feira. Na quarta-feira de Cinzas, o serviço retoma o funcionamento normal, até às 23h30.
Veja a programação dos blocos tradicionais:

Galinho de Brasília
14 e 16/2
16 às 24 horas
Concentração: SBS/SAUS (L1 Sul) Setor de Autarquias Sul (ao lado da Caixa)
Asé Dúdú
14 e 16/2
16 às 24 horas
Taguatinga — Praça do DI
Mamãe Taguá
14 e 16/2
16 às 24 horas
Taguatinga — Praça do DI
Menino de Ceilândia
15 e 17/2
14 às 24 horas
CNM 01 — Estacionamento do BRB/ Fórum Ceilândia Centro
Baratinha
15 e 17/2
15 às 22 horas
Parque da Cidade (no estacionamento Ana Lídia) ao lado do Nicolândia
Baratona
15 e 17/2
17 às 24 horas
Eixão Sul 106/206 — rumo à Esplanada
Pacotão
15 e 17/2
11 às 24 horas
CLN 302/303 via W3 Norte/Sul (na contramão ) — rumo à 504 Sul
Bloco dos Raparigueiros
15 e 17/2
17 às 24 horas
Eixão Sul 106/206 — rumo à Esplanada

(Agência Brasília).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014