Salve a Amazonia
20 de março de 2015
publicado às 19h55
Importância dos polinizadores é destacada em nove livros

Polinizacao

Nove publicações baseadas no trabalho essencial dos polinizadores já estão disponíveis no portal do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os estudos versam sobre planos de manejo para viabilizar o uso sustentável e a restauração da diversidade dos polinizadores na agricultura e nos ecossistemas relacionados; tratam da importância dos insetos na produção de mangabas, e de como as graviolas se desenvolvem depois da visita dos besouros.

Um dos livros explica como a aceroleira se enche de frutos a partir do trabalho solitário das abelhas, que são igualmente importantes para a cultura do algodoeiro e do maracujazeiro. E há, ainda, link para uma obra que retrata a preocupação de cientistas e pesquisadores sobre o uso de pesticidas e sua influência na vida dos polinizadores.

A apicultura e a meliponicultura são consideradas atividades essenciais da cadeia produtiva agrícola, pois existem culturas que não sobreviveriam sem o trabalho de polinizadores como abelhas, morcegos, beija-flores, borboletas, marimbondos e outros insetos. Sete culturas (algodão, caju, canola, castanha, maçã, melão e tomate), consideradas importantes no Brasil, precisam da atuação direta dos polinizadores para dar frutos. (Ascom/MMA)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014